As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) implantadas pela Prefeitura de Lagarto, através das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, foram intensificadas nas últimas semanas em várias unidades de ensino da rede municipal de Lagarto.

14

O Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) esteve presente na Escola Sílvio César Leite, do Povoado Taperinha dos Gatos, com a presença do fonoaudiólogo fazendo a avaliação auditiva das crianças. A Escola Paulino Vieira, do Bairro Alto da Boa Vista, contou com a participação da Secretaria de Saúde, para o desenvolvimento das seguintes ações: escovação supervisionada e orientação sobre Saúde Bucal. Foram assistidos mais de 100 alunos.

11

Já a Creche Maria Valderez Prata, no Bairro Laudelino Freire, também foi beneficiada com as ações do PSE, com atividades físicas com o professor Alex Andrade. Na Escola José Almeida Monteiro, do Povoado Juerama, aconteceu um diagnóstico do estado nutricional dos estudantes, avaliação antropométrica e a análise do consumo alimentar.

A ação foi realizada em parceria com estudantes do curso de Nutrição da UFS de Lagarto. Houve, ainda, palestras abordando alimentação saudável, saúde bucal, importância da escovação após todas as refeições e higienização das mãos. Foram distribuídas escovas para crianças e foi realizada escovação. Atendimentos com profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde deram auxílio às equipes da Saúde e da Educação.

O Programa também esteve na Escola Antônio Francisco de Souza, no Povoado Pururuca, com a equipe do NASF abordando sobre a alimentação saudável. Enquanto isso, na Escola José Bernardino da Fonseca, do Povoado Araçá, os trabalhos foram muito produtivos com os profissionais da saúde e o Conselho Tutelar.

13

A coordenadora do Programa Saúde na Escola e articuladora do Selo Unicef, professora Josefa Tavares, esteve presente dando suporte aos profissionais que estiveram prestando atendimento. Para descontrair, o animador Histeria proporcionou momentos de alegria e diversão às crianças e adolescentes. Durante o evento, os estudantes interagiram com a equipe, tornando as atividades e palestras dinâmicas e de fácil entendimento.

08

Última atualização em 2 de abril de 2019