Compartilhe:

APRESENTAÇÃO

Lagarto é uma das maiores e mais prósperas cidades do Estado de Sergipe, abrange a com uma área de 969,577 Km² e população estimada de 101.305 habitantes. O Município tem uma localização geográfica privilegiada sendo um Polo MultiRegional (Regiões Centro Sul, Centro Agreste, Sul e parte da Bahia)com aproximadamente 500 mil habitantes num raio de 50 Km.  Distando 75 Km da capital, destaca-se pela sua longevidade, beleza histórica, cultural e natural que denunciam a existência de sua gente desde o início do século XVII, acredita-se, atribuindo-lhe mais de 300 anos de história, segundo pesquisas recentes.

A gênese de sua formação situa-se no povoado Santo Antônio, fundado nos idos de 1604 pelo sesmeiro Antônio Gonçalves de Santomé dentro do contexto emergente da necessidade de se conquistar Sergipe, expandir o catolicismo e a criação de gado no sentido Sul-Norte da Capitania. Em 1658 Lagarto torna-se distrito militar, medida que efetivava a posse do território e garantia proteção contra as ameaças externas e internas.

Em meados do século XVII uma forte epidemia teria forçado a migração da primeira povoação para a atual sede do munícipio, num lugar denominado Colina do Lagarto, onde, sob a invocação a Nossa Senhora da Piedade e auxiliados pelos carmelitas, os lagartenses teriam alcançado o livramento da moléstia que dizimou considerável parte da sua população. Assim, desta devoção nasceu, em 11 de dezembro de 1679, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto que foi sustentada pelas atividades agropecuárias, até hoje abundantes.

Em 20 de outubro de 1697 cria-se a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto, soberana desde sua fundação, com fronteiras que ultrapassam as atuais. Neste lugar foi se aprimorando uma noção de independência, pertencimento e de lagartinidade, seguida de redefinições e afirmações territoriais, políticas, identitárias e culturais que culminaram e se aperfeiçoaram após a sua elevação à categoria de cidade, em 20 de abril de 1880.

O município de Lagarto se desenvolveu de forma mais proeminente na segunda metade do século XX, graças aos resultados de sua diversificada atividade agrícola. Hoje, notável subcentro regional, destaca-se como importante centro empresarial, dispondo de atividades comerciais e industriais significativas que atendem as multiregiões do estado e aos municípios limítrofes baianos.

Berço de intelectuais renomados como Sílvio Romero, Laudelino Freire, Aníbal Freire, Abelardo Romero Dantas e Luiz Antônio Barreto, dentre tantos outros personagens que engrandecem a sua história e envaidece sua gente, a exemplo dos imortais integrantes da Academia Lagartense de Letras e seus respectivos patronos. Da sua prole destacam-se nomes do seu atual cenário intelectual sergipano e nacional, com ênfase para as pesquisadoras Aglaé d’Ávila Fontes e Beatriz Góis Dantas, para o poeta Assuero Cardoso e para o historiador Claudefranklin Monteiro.

Dotada de um vasto patrimônio cultural, a cidade de Lagarto orgulha-se de seus grupos folclóricos, musicais e teatrais, sem esquecer-se dos seus festejos e do seu cabedal religioso que tanto a enobrece, com destaque para Banda de Pífanos, Ternos de Zabumba, Cangaceiros, Parafusos, Taeiras, Silibrina e Encomendação das Almas na dimensão do folclore; Orquestra Los Guaranis, Lacertae, Zanimais,  Banda Nuvem Negra, Kalil, Estúdio Box & Azulejo, Trio Chamego do Forró, Lourinho do Acordeon, Lourival Mendes, Antenor Nunes e Violão de Ouro no âmbito musical; Companhia de Teatro Cobras & Lagartos, Sete Panos, Grupo Cultural Tecendo a Manhã e Louvor Sertanejo nas artes cênicas; Festejos de Setembro – Festa de Nossa Senhora da Piedade, Desfile Cívico e Feira Agropecuária da Região Centro Sul e Sul do Estado, Vaquejada, Festejos Juninos e Natalinos no campo religioso e cultural.

Conhecida pelos seus como Cidade Ternura, a terra dos papa-jacas e da maniçoba, ainda preserva o bucolismo do interior sergipano, abrigando em teu seio riquezas culturais e naturais típicas do campo, a exemplo dos patrimônios históricos do Povoado Santo Antônio, o Pôr do Sol da Barragem Dionísio de Araújo Machado, o Belo cenário rural do Vale do Brejo e Cajazeira e da Cachoeira do Saboeiro.

A atual Lagarto universitária é um dos municípios que mais tem crescido no Estado de Sergipe e no Nordeste apresentando notável desenvolvimento no campo educacional, industrial, agropecuário e empresarial. Sua economia é diversificada, baseada na industrialização de fumo, plástico e alimentícios, seu comércio é pujante e variado, na agricultura e na pecuária destaca-se respectivamente na produção de feijão, laranja, fumo e mandioca, gado de corte e ovinos. Lagarto não para de crescer e sua história justifica toda sua vivacidade.

INFORMAÇÕES

População estimada 2014

101.305 hab. | Crescimento 17% em 10 anos

Área da unidade territorial 

969,577 Km²

Densidade demográfica (Hab/km²)

97,84

IDHM 2010

0,625

Número de comunidades/povoados 

119 Comunidades rurais e 27 assentamentos

Distância da capital

75 km

Principais vias de acesso

SE-270; BR -101; BR-235.

Clima

Semi Árido e Sub-Úmido à Seco.

Vegetação

Caatinga arbórea – arbustiva e Mata Atlântica (Matas Secundárias).

Hidrografia

Rio Piauí, Rio Piauitinga, Rio Jacaré, Rio do Machado, Rio Vaza-Barris e Rio do Urubu.

Relevo

Superfície Pediplanada com Serras Residuais e Tabuleiros Costeiros.

Gastronomia

Maniçoba; Arroz de galinha; Derivados da mandioca (beiju, pimentinha, bolacha de tapioca, etc.); Buchada de Bode, Bobó de Charque, Sopa de Mocotó.

Meios de Comunicação

Rádios: Aparecida FM 94,7; Eldorado FM 100.7; FM Juventude 104,9; Treze FM 104,9; Jenipapo FM 104,9; Progresso AM 750 kHz.

Televisão: TV Atalaia (Rede Record) – Canal 5; TV Sergipe (Rede Globo) – Canal 10 / Canal 34 digital; TV Canção Nova Aracaju (TV Canção Nova) – Canal 13; IMPD TV – Canal 16; TV Século 21 – Canal 17; V Novo Tempo – Canal 43

Site: Lagartense.com.br; lagarto.se.gv.br;   

Instituições de ensino

78 Escolas municipais; 24 estaduais; 6 escolas particulares de nível fundamental I e II; 03 faculdades particulares (D. Pedro II, UNIT, Fac. Ages); Campus saúde UFS, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFS e Polo do CESAD/UFS –  Universidade Aberta do Brasil.

 

PRINCIPAIS ROTEIROS TURISTICOS

No âmbito do patrimônio cultural

 

Largo do Santuário Mariano de Nossa Senhora da Piedadeonde existe uma imagem de La Pietá, que igual só há na Espanha, coroada com autorização de Sua Santidade o Papa João Paulo II havendo no Brasil apenas outras três coroadas de tal forma. Do Rosário, Prédio da Lira Popular de Lagarto, Grupo Escolar Sílvio Romero e Praça Filomeno Hora. Neste centro, está Academia Lagartense de Letras fundada em 19 de abril de 2013.   

 

Povoado Santo Antônio (Marco Inicial Cruz das Almas, Capela de Santo Antônio e Cruz de Adolfo). A origem da formação do município situa-se no povoado Santo Antônio, fundado nos idos de 1604 pelo sesmeiro Antônio Gonçalves de Santomé dentro do contexto emergente da necessidade de se conquistar Sergipe, expandir o catolicismo e a criação de gado no sentido Sul-Norte da Capitania. 

Na esfera do patrimônio natural/paisagístico

Localizado no Complexo da Serra da Miába, a 19 km do centro da cidade, próximo ao limite entre os municípios de Lagarto e São Domingos, a “Cachoeira do Saboeiro” é uma ótima opção para quem gosta de contemplar a natureza e também se aventurar nas trilhas da região da Serra da Miába, seja praticando trekking (Pé), de Mountainbike ou Quadriclico.

Localizado a 15 km do centro de Lagarto, o Vale do Brejo e Cajazeiras, está a Fazenda Bonfim (do Cristo), um dos mais belos cenários rurais de Sergipe. Além de comportar o Parque das Palmeiras e Haras FJ – um dos maiores e melhores parques de esportes equestres do Brasil, é também, um belíssimo lugar para visitação da Capela e a imagem do Cristo da Fazenda apreciando o vale banhado pelo Rio Piauí. Além disso, é um excelente roteiro para a prática do Cicloturismo.           

Há 2.5 km do centro de Lagarto, a Barragem Dionísio de A. Machadoestá prestes receber investimentos – a revitalização e implementação de infraestrutura turística (construção da Orla da BDAM). É um ponto de lazer bastante popular e frequentado por aqueles que apreciam um belo Pôr do Sol ou degustar um bom peixe frito. O represa também é um ótimo lugar para prática de motonáutica e outras embarcações. 

No campo do lazer

Contamos com uma diversidade de festas, com destaque para a tradicional Festa da Padroeira, Quermesses, Cristo Vive e Natais dos Povoados na dimensão religiosa. Além destes, outros eventos animam a cidade, com ênfase para a popular Vaquejada do Parque Zezé Rocha com suas atrações de renome nacional, Cavalgadas, Festas Juninas, Exposição Agropecuária de Lagarto e Desfiles Cívicos.

Lagarto é uma cidade festiva e acolhedora, conta com uma variedade de espaços para o divertimento do público em geral. Nesta seara, encontramos muitos atrativos, a exemplo das casas noturnas como a moderna Villa F5, Armazém Ponto.com na Colônia Treze entre outras.

Na gastronomia, o visitante pode saborear o tradicional Arroz de Galinha lagartense (as sextas) e a Maniçoba (aos sábados), servindo-se em uma infinidade de bares e restaurantes para outros deleites, com destaque para Choperia Memorial (boteco e música) , Bar Vapor Barato (boteco e música), Sushibar (comida Japonesa), Biroska Bar (comida nordestina), La Massa (massas), o Tradicional Bar Caldo de Cana (Pastéis) , Confraria Paulistana (comida paulista), Chucas Bar (frutos do mar) e ampla rede de pizzarias – Delírios, Barão e Bayuvar. Entre outros restaurantes e churrascarias.  

 

{gallery}imagens_lagarto:::0:0{/gallery}

 

laginv

Revista no formato PDF:

{pdf=http://www.lagarto.se.gov.br/arquivos/revista_lagarto_investe.pdf|850|500|native}

DOWNLOAD PDF

Video Institucional sobre Lagarto:

https://www.youtube.com/watch?v=dONON6pN3B0

 

 

DOWNLOAD DO REQUERIMENTO PARA O PROLAGARTO

 

Contato para esclarecimentos:

Telefone: (79) 3631-9610

prolagarto@lagarto.se.gov.br

Daniela Vasconcelos

 

 

Última atualização em 9 de fevereiro de 2017