Compartilhe:

 

As eleições do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Lagarto já estão se aproximando. Entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março, será divulgado amplamente no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura, o edital de início das inscrições, com direcionamento para o link onde será disponibilizada a ficha de inscrição.

No total de vagas, 25% será composto por representantes do poder público; 25% por profissionais da saúde; e 50% por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Delas, três vagas serão destinadas para o poder público, sendo duas para dois representantes da Secretaria Municipal de Saúde e uma para um prestador de serviço; e três vagas para profissionais de saúde, sendo uma para servidor de nível superior e duas para servidores de nível médio.

Outras seis vagas deverão ser ocupadas pelos usuários do SUS. Cada uma dessas seis deve ser ocupada por um representante dos movimentos sociais e populares, organizados e/ou representante de federação de associações comunitárias do município de Lagarto; um representante de entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores rurais e urbanos; um representante de organizações religiosas; um representante de associações de pessoas com deficiência e/ou de pessoas portadoras de patologia; um representante de associações de moradores e um representante da comunidade científica.

Em caso de dificuldade para se inscrever via internet, os interessados podem ter acesso à ficha impressa na Sede do CMS, alocada dentro da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Santo Antônio, 496, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A plenária acontecerá no dia 10 de abril, no Rotary Club, localizado na Avenida Rotary, 251, Centro. O credenciamento será das 8h às 9h e o processo eleitoral das 9h às 13h.

O Conselho

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem o papel de fiscalizar, formular e controlar as políticas de saúde pública. O CMS também garante que a voz da comunidade seja ouvida durante as tomadas de decisões sobre saúde em suas diversas áreas, ou seja, um forte elo entre a população e o poder público.

Última atualização em 12 de fevereiro de 2025