Em 30 dias de gestão, a prefeitura de Lagarto realizou uma série de ações relevantes para o desenvolvimento do município, demonstrando compromisso com a população para organizar, modernizar, aprimorar e ampliar os serviços prestados. Saúde, Educação, Tecnologia, qualificação profissional e ampliação de vagas de emprego, são algumas áreas prioritárias para a gestão. Além disso, o prefeito Sérgio Reis, o secretariado e toda a equipe técnica atuaram efetivamente frente às chuvas que atingiram o município no mês de janeiro.
Apesar da situação financeira e estrutural da qual se encontrava a Prefeitura quando Sérgio e a vice-prefeita, Suely Menezes, assumiram o mandato, o cuidado com as famílias mais vulneráveis, com os servidores públicos municipais e com a cidade como um todo, já impacta positivamente em 30 dias, sendo possível verificar os primeiros avanços da cidade e vislumbrar um futuro promissor. O primeiro ato aconteceu no dia 1º de janeiro, dia da posse, quando o chefe do Executivo assinou decreto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. A assinatura do decreto permitiu a abertura do processo de licitação às empresas para a construção da unidade.
Ainda no âmbito da saúde, o prefeito, em reunião com agentes comunitários, garantiu, nas primeiras semanas de janeiro, que seria regularizado o pagamento do salário de dezembro que havia sido deixado atrasado pela antiga gestão. Mesmo sem recursos financeiros em caixa para o devido cumprimento, Sérgio Reis buscou parcerias e apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), e restabeleceu o pagamento.
“Temos muito trabalho a ser feito para garantir um serviço de saúde de qualidade em Lagarto. Priorizei o salário dos servidores desta área, para garantir um melhor atendimento à população, além de providenciar a retomada de médicos e medicamentos para as unidades, e já estamos providenciando, inclusive, a licitação da UPA 24h”, destacou o prefeito.
A saúde e o bem-estar animal também foram pensados logo no primeiro mês, com ação de vacinação antirrábica itinerante para cães e gatos do Centro de Proteção, além de recolhimento e castração de animais de rua.
A Prefeitura de Lagarto fechou o primeiro mês, no dia 31 de janeiro, com a entrega de mais de 150 próteses dentárias para a população, reforçando os cuidados com a saúde bucal. O ginásio do Colégio Artur Reis ficou lotado de pessoas com brilho nos olhos, pela oportunidade de ter o sorriso e a autoestima renovados.
Infraestrutura e resposta rápida às chuvas
Lagarto foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas registradas no mês de janeiro em Sergipe. Bairros como Loiola II e Jardim Campo Novo sofreram significativamente com os efeitos do temporal, no entanto, prontamente o prefeito Sérgio e toda a equipe qualificada da gestão atuou de frente para mitigar os impactos. Com apoio do Governo de Sergipe, a Prefeitura tomou medidas efetivas para atuar na assistência às famílias prejudicadas, bem como, posteriormente, o planejamento de obras de infraestrutura e recuperação da drenagem da cidade.
Além disso, a Prefeitura realizou dois importantes mutirões pós-chuvas, sendo o primeiro realizado entre os dias 22 a 24 de janeiro, no bairro Loiola II, e o segundo entre os dias 28 e 30, no bairro Jardim Campo Novo. As Secretarias Municipais de Obras (Semob), Desenvolvimento Urbano (Semdu), e Ordem Pública e Defesa do Patrimônio (Semop), juntamente com a Defesa Civil, realizaram vistoria das áreas afetadas, limpeza do local, varrição, roçagem e desobstrução de bueiros.
As equipes da Assistência Social e da Saúde visitaram as residências para verificar as necessidades da população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou equipes de agentes de combate às endemias e de enfermagem para avaliar a situação sanitária das residências e identificar se as famílias necessitavam de orientações ou encaminhamentos. Já a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), durante as visitas, realizou escuta psicológica, entregou insumos como cestas básicas, colchões, kits de limpeza e cobertores, além de orientar as famílias sobre a busca por serviços, caso fosse necessário.
“Nossa secretaria tem se dedicado a acompanhar de perto as famílias afetadas pelas chuvas, realizando o cadastramento dessas famílias para garantir que recebam os insumos necessários. Além disso, nossa equipe está orientando as famílias sobre os serviços disponíveis e as formas de solicitar o apoio da Prefeitura. Seguiremos empenhados para ajudar a todos que foram impactos, com todo empenho e solidariedade que a nossa gestão pode oferecer”, ressaltou a vice-prefeita e secretária da Sedest.
Neste mês de fevereiro, esse trabalho será ampliado com o apoio do Governo do Estado, que, em decreto publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 5, reconhece a situação de emergência e homologa a destinação desses recursos e de ajuda humanitária à população do município.
Desenvolvimento urbano e rural
Logo nos primeiros dias de gestão, o prefeito Sérgio autorizou a reorganização das feiras livres da cidade, com novas barracas, garantindo, dessa forma, o fortalecimento do comércio local, com melhores estruturas e ambientes organizados.
Outro fato importante foi a retomada do Parque de Exposição Paulo Nicolau de Almeida quando, no dia 9 de janeiro, o prefeito sancionou a Lei 1.198, que revoga a Lei 1.146, que autorizava a permuta de imóveis públicos. Dessa forma, o parque voltou a pertencer ao povo lagartense, sendo resgatado como bem público para o incentivo a eventos agropecuários e de lazer.
A agropecuária é uma realidade de boa parte do povo de Lagarto. Reconhecendo este importante setor, Sérgio Reis se mostrou aberto ao diálogo para ouvir as demandas de homens e mulheres do campo, visando fortalecer as políticas rurais no município.
Valorização dos servidores e investimentos
O reconhecimento e valorização dos profissionais também é um compromisso do prefeito Sérgio, e que já pôde ser visto nos primeiros dias de gestão, mantendo as portas abertas para receber os sindicatos e dialogar. Diversas reuniões foram realizadas, com professores, servidores e agentes de saúde, para discutir melhorias. Além disso, o pagamento antecipado do salário de janeiro para os professores, voltou a trazer dignidade para estes profissionais.
Habitação e qualificação profissional
Ainda em janeiro, Sérgio anunciou o maior programa de habitação da história de Lagarto, o Morar Bem, que tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional do município, garantindo mais de 800 casas para famílias com e sem renda. Em breve deverá ser lançado o edital de cadastramento para a população que deseja realizar o sonho da casa própria.
“A ordem de serviço será emitida em breve, para que os trabalhos sejam iniciados o mais rápido possível, permitindo que o sonho da casa própria se torne realidade para quem não tem condições de adquirir um imóvel. Todo o processo de cadastramento será amplamente divulgado nas redes sociais e na Agência de Notícias da Prefeitura de Lagarto”, explicou o prefeito.
Este programa garantirá, inclusive, 200 novos empregos diretos e indiretos. Para isso, a gestão articula cursos de capacitação e qualificação profissional. Este é apenas o começo de uma nova gestão que busca alavancar o município e garantir mais qualidade de vida para a população.
Última atualização em 7 de fevereiro de 2025