Compartilhe:

O programa Opera Sergipe, de iniciativa do Governo do Estado, chega a uma segunda fase em 2025, com ampliação do rol de procedimentos disponíveis e ênfase na saúde das mulheres, a partir do Opera Mulher. Com o Hospital Nossa Senhora da Conceição entre as unidades conveniadas, os lagartenses que hoje aguardam por uma entre as 34 cirurgias eletivas e de alta complexidade cobertas pela iniciativa poderão ser beneficiados.

O Opera Sergipe foi criado em 2023, com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade nos 75 municípios.

Desde então, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já foram feitas mais de 22 mil cirurgias eletivas em todo o estado, que são aquelas sem urgência. Somente em Lagarto foram 7.042 procedimentos, desde a implementação do programa.

Opera II

Nesta nova etapa, serão ofertados 19 procedimentos de alta complexidade, somando-se aos 15 da primeira fase do programa, que permanecerão em atividade. São eles: histerectomia total, histerectomia com anexectomia, colecistectomia, postectomia, histerectomia por via vaginal, correção cirúrgica de hidrocele, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hemorroidectomia, laqueadura tubária, colpoperineoplastia anterior e posterior, hernioplastia epigástrica, hernioplastia inguinal bilateral, hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia recidivante.

A segunda fase contará com novos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como: cirurgia bariátrica, ressecção endoscópica de próstata, endometriose, mamoplastia redutora, mamoplastia reconstrutiva, cirurgia de polimastia e cirurgia para remoção de cálculos renais e em vias urinárias.

Além disso, contará com as cirurgias ortopédicas por videoartroscopia, entre elas: reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado anterior); reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado posterior com ou sem anterior); reparo de rotura do manguito rotador (inclui procedimentos descompressivos).

Opera Mulher

Na fase 2 do programa, além dos novos procedimentos, a novidade é o Opera Mulher, realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), com cirurgias eletivas focadas em demandas e procedimentos essenciais à saúde feminina.

Acesso

O acesso ao Opera Sergipe acontece por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após avaliação pelo clínico e triagem, o paciente será encaminhado, via regulação, ao serviço ambulatorial especializado em cirurgia para cada procedimento, iniciando a fase preparatória no hospital credenciado. A adesão ao programa pode ocorrer também por meio dos hospitais credenciados. No caso de Lagarto, o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Com informações do Governo do Estado

Fotos: Reinaldo Moura

Última atualização em 10 de março de 2025