Na manhã desta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a apresentação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O ato, realizado no auditório do Centro de Excelência Silvio Romero, reuniu diretores e coordenadores das unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a secretária Municipal da Educação, professora Taysa Mércia, o Programa LEEI foi uma semente plantada em 2003, através da união do Governo Federal com especialistas de todo o país, incluindo os da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para viabilizar uma ação inteiramente voltada à educação infantil. “A alfabetização não acontece de um momento para o outro. Todo cuidado e preparo dessa primeira infância vai fazer desse país, um país de pessoas mais conscientes, mais informadas, mais livres, mais cidadãs e com vidas mais dignas”, argumentou.
Por conta disso, ela enfatizou a necessidade do empenho de todos os profissionais de educação no processo de alfabetização. “Agora, a gente vai precisar se encantar. É pegar a leitura e teatralizar, é fomentar os primeiros rabiscos, a possibilidade de criatividade da criança e não deixar de lado o sentimento de pertença delas: a cultura, a identidade, o seu local. Hoje, o local e o global andam juntos, mas esse local é o que nos faz”, conclamou a titular da Semed de Lagarto.
Já a coordenadora da Educação Infantil, professora Naiane Libório, destacou que o Programa LEEI tem como público-alvo alunos com quatro e cinco anos de idade e que futuramente serão realizadas formações para os professores das referidas crianças. “Assim que as aulas iniciarem, essas formações irão acontecer para que eles possam trabalhar melhor a leitura e a escrita em sala de aula”, informou.
A coordenadora também afirmou que o projeto permitirá às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino a terem acesso à leitura e à escrita de forma lúdica e prazerosa. “É preciso deixar bem claro que a gente não vai adiantar processo nenhum, nós vamos vivenciar o processo da primeira infância diante das necessidades das nossas crianças, porque elas podem ir além daquele imaginário que temos dela e de tudo o que a gente pensa sobre a infância”, ressaltou.
O Programa LEEI foi criado pelo Governo Federal e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), além de seguir princípios como a colaboração entre os entes federativos, a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2025