A Prefeitura Municipal de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conscientiza e alerta a população acerca dos cuidados com escorpiões, que costumam aparecer com maior frequência neste período do ano, em decorrência das altas temperaturas que favorecem a reprodução e o aparecimento.
De acordo com a coordenadora de Epidemiologia do Município, Paloma Rodrigues, a urbanização, o crescimento das áreas de construção e a ausência de infraestrutura adequada em algumas localidades são alguns dos fatores que podem favorecer a proliferação dos escorpiões.
“O município tem adotado algumas medidas para lidar com a infestação. Entre elas, estão algumas medidas de conscientização sobre prevenção e inspeções em ambientes denunciados, com o objetivo de orientar os moradores sobre os cuidados necessários. Atualmente, o canal exclusivo para denúncias é o Centro de Controle de Zoonoses, onde os moradores podem relatar a presença de escorpiões e pedir orientações”, recomenda Paloma.
Em caso de pessoas que sejam picadas pelo escorpião, a recomendação é procurar imediatamente qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para buscar atendimento especializado. “A depender da característica do escorpião informada pelo paciente, o médico responsável irá prescrever o tratamento com o soro ou com um analgésico ou um antitérmico”, explica a coordenadora de Epidemiologia.
Prevenção e cuidados
A coordenadora de Epidemiologia do município orienta, ainda, que a população tome medidas preventivas para reduzir o risco de aparecimento de escorpiões em casa e nos arredores. As principais recomendações são: manter a casa limpa e livre de entulhos; vedar rachaduras e frestas em portas e janelas; colocar telas em ralos e saídas de esgoto; além de inspecionar calçados e roupas antes de usar.
Antes de chegar ao atendimento médico na UBS, a pessoa deve lavar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa morna para aliviar a dor.
A Prefeitura reforça a importância da prevenção e do monitoramento constante para garantir a segurança da população e reduzir os riscos de acidentes com escorpiões.
Última atualização em 14 de fevereiro de 2025