Os servidores públicos ativos, aposentados, comissionados e contratados pela Prefeitura Municipal de Lagarto compareceram, nesta quarta-feira, 12, à agência do Banese para regularizar o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro. A fase cadastral segue até o dia 18 deste mês para requerer, junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese), o abono especial para a quitação do salário.
A medida adotada pela gestão municipal é resultado de pactuações entre a Prefeitura, sindicatos e o Banese. Para o gerente do banco em Lagarto, Jairo Lima, sanar a pendência financeira é de suma importância para os servidores e para a economia local. “O Banco do Estado é uma instituição muito presente aqui no município de Lagarto. O prefeito Sérgio Reis tem se engajado em solucionar as questões inerentes à cidade. Essa parceria para a quitação do salário de dezembro dos servidores públicos significa a solidificação da parceria que a instituição tem com o Município e com os munícipes”, disse.

Jairo Lima, gerente da agência do Banese em Lagarto
A professora Alenilde Moura esteve na agência para fazer seu cadastro e comentou sobre como foi o período pelo qual passou com salário atrasado. “Nós passamos dias de incertezas. Eu penso que, a partir do momento que a gente cumpre com nossas obrigações trabalhistas, é gerada a expectativa de que no final do mês o salário seja creditado. Quando isso não acontece é frustrante, e confesso que cheguei a pensar que não mais receberia por aqueles dias trabalhados”, lamentou.
A professora, que leciona na Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Luzia, também destacou que “o fato de a Prefeitura ter consolidado uma forma de corrigir essa pendência é gratificante. É uma ação bastante positiva essa atitude tomada pelo prefeito Sérgio Reis de negociar junto ao banco e obter êxito na liquidação desse valor atrasado. É gratificante para nós servidores”, disse.

Alenilde Moura, professora da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Luzia
Por sua vez, Edmundo José Mesquita, que dirige a Escola Municipal Mateus José de Oliveira, também demonstrou satisfação com a parceria entre a Prefeitura e o Banese. “Vejo isso como a melhor forma que o prefeito Sérgio Reis obteve para poder estar realizando o pagamento do salário de dezembro ao nos proporcionar essa alternativa de ter acesso a um direito que é nosso, inclusive, pelo fato de não haver ônus para os trabalhadores do Município”.

Edmundo José Mesquita, diretor da Escola Municipal Mateus José de Oliveira
Segundo informações do Banese, a previsão é que o valor correspondente ao salário caia na conta no dia seguinte à realização do cadastro.
Atendimento
Para melhor atender os servidores, o Banese estabeleceu um cronograma de atendimento no qual os servidores da Educação serão os primeiros a se cadastrarem, seguidos dos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdu), finalizando com o credenciamento dos demais servidores ativos, além dos aposentados e pensionistas.
De acordo com o gerente do Banco, cerca de 15 profissionais estarão realizando os atendimentos, em espaço exclusivo. Ele também orientou que o servidor esteja atento ao dia reservado para o seu atendimento, conforme cronograma abaixo.
Os servidores devem se dirigir à agência bancária, das 9h às 16h, munidos de RG e comprovante de residência atualizado para realizar o cadastro necessário.
12/02 – Servidores da Educação (Letras A-E);
13/02 – Servidores da Educação (Letras F-J);
14/02 – Servidores da Educação (Letras K-P);
17/02 – Servidores da Educação (Letras R-Z) e Semdu (antiga Sedurb);
18/02 – Servidores das demais secretarias, aposentados e pensionistas.
Última atualização em 12 de fevereiro de 2025