Compartilhe:

Os apicultores do município estão tendo a oportunidade de atualizar os conhecimentos e aprimorar as técnicas para a criação de abelhas e a produção de mel, através do curso de apicultura, realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A turma é formada por cerca de 18 alunos, com parte teórica e prática. No final do curso, os alunos receberão um certificado de conclusão. Os principais temas abordados são: manejo, controle de pragas e doenças, utilização de equipamentos de proteção individual e empreendedorismo. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de conclusão.

Davi dos Santos é apicultor no povoado Estancinha há cerca de 25 anos. Apesar de ter bastante experiência adquirida no dia a dia, ele acha fundamental participar do curso. “Tem algumas técnicas que eu ainda não sei executar, como, por exemplo, dividir enxame, algo que já foi abordado na teoria e será realizado na prática. Estou gostando, a gente aprende e troca experiência. O curso está aprovado”, disse.

Vânia Lúcia também é apicultora e está neste ramo há 30 anos. Ela destaca que os conhecimentos repassados no curso irão facilitar a rotina de produção. “O curso está sendo um novo aprendizado, pois a gente já sabe muitas informações, mas temos sempre algo para aprender. Existem novas técnicas, muitas novidades, que precisamos estar por dentro. Lidar com a abelha é um pouco difícil, por isso, o curso ajuda muito a entender a forma correta de usar os equipamentos de proteção”, conclui.

O curso é um incentivo à apicultura e à produção de mel, que tem um grande potencial no município. “O objetivo é ter cada vez mais produtores capacitados para exercer o ofício da apicultura. Nós conhecemos a experiência que cada um tem, e o intuito é somar novas teorias e conhecimentos que vão ajudar ainda mais a produção. Com profissionais capacitados, impactamos positivamente no meio ambiente, no comércio e no empreendedorismo”, explica o professor do curso e técnico em agropecuária, Danilo Silva.

Parceria

O secretário de Agricultura, Luciano Alves, destaca a importância da parceria entre a gestão municipal e o Senar. “Além do curso de apicultura, já realizamos outras capacitações e temos uma programação para ser executada, graças à parceria da gestão com o Senar. Vamos investir em capacitações para aprimorar o conhecimento dos produtores e agricultores, pois assim, iremos otimizar a produção, melhorar a renda e o comércio local”, pontua.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2025