Passados pouco mais de 100 dias de nova gestão à frente da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), a cidade tem avançado em diversas frentes, como no seu processo de modernização administrativa, na regularização e melhoria da prestação de serviços públicos e projeta uma série de investimentos que trarão desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento da qualidade de vida dos lagartenses.
Nesses primeiros meses, foi prioridade para a administração municipal ajustar as contas e a máquina administrativa de maneira geral, o que possibilitou o pagamento dos salários atrasados de dezembro, assim como a distribuição da verba destinada aos artistas locais via editais da Lei Aldir Blanc 2023.
Com a casa arrumada, a PML conseguiu destaque também no ponto de vista da inovação institucional, se destacando como o primeiro município sergipano a contar com uma pasta exclusiva dedicada à pauta da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc).
Da mesma forma, Lagarto foi a primeira cidade em Sergipe a estabelecer as bases legais para operacionalizar uma Loteria Municipal, que potencializará a arrecadação, e cujos recursos reforçarão prioritariamente às áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura e Esporte.
A busca por fortalecer políticas públicas pode ser observada com a criação do Conselho Municipal de Direito das Pessoas LGBTQIAPN+ e também do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O primeiro é um marco na promoção de prerrogativas e no combate à discriminação. O segundo, por sua vez, somado à criação da Política Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo permitiu que o município tenha sido inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, fundamental para impulsionar nossa economia, gerar emprego e fomentar o desenvolvimento sustentável.
Serviços
Desde janeiro até 20 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizou um volume expressivo de procedimentos. São 38.598 consultas médicas, 32.323 atendimentos de enfermeiros, 4.152 tratamentos odontológicos, mais 46.569 atendimentos dos técnicos de enfermagem, 78.503 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, 27.160 atuações diversas (glicemia, aferição de pressão arterial, entre outro), e 302 práticas integrativas.
Além disso, reabriu o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Maroca, cujas atividades estavam paralisadas desde outubro de 2024. A pasta também ampliou o número de profissionais para atender as pessoas com algum tipo de deficiência e atendimentos na área da saúde, aumentando de 150 para 290.
Com a volta às aulas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) implementou o programa “Bom Dia Feliz”, uma iniciativa que permite aos alunos realizarem o desjejum antes do início das aulas, reduzindo a insegurança alimentar e criando condições para um melhor rendimento escolar.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), por sua vez, já ofertou cursos de capacitação, como Apicultura, Poda de Frutíferas e Operação e Manutenção de Trator e Implementos Agrícolas, Operação Básica de Drones e Bovinocultura de Leite, qualificando ainda mais os produtores e mão de obra local para que Lagarto continue sendo referência em agropecuária.
Também estão sendo realizadas conversas regulares com os feirantes, aplicando melhorias no Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, além da reorganização das feiras livres da cidade (mercados das frutas e das bananas) e dos povoados (Jenipapo, Colônia Treze, Brasília) com novas barracas e instalação de lâmpadas de LED, garantindo, dessa forma, o fortalecimento do comércio local, com melhores estruturas e ambientes organizados. Também foi criada mais uma feira livre para atender a população do povoado Brejo.
Futuro promissor
Para além do tanto já feito, e também justamente pela base sólida que está sendo constituída, há motivos para confiar em um futuro promissor para a cidade, sobretudo ao levar em consideração as obras anunciadas e em processo inicial.
Já foram publicados em jornais locais e de circulação nacional o Aviso de Licitação da Concorrência Pública, que selecionará a empresa responsável pela construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estarão localizadas no conjunto João Nogueira e nos bairros Pratas e Libório. Elas serão financiadas a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Além disso, já no primeiro dia de gestão foi assinado o decreto para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do município. A assinatura do decreto permite a abertura do processo de licitação às empresas para construção da unidade, que já está com o projeto pronto.
Também estão previstas a construção de uma nova unidade infantil, por meio do programa Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei), iniciativa do Governo de Sergipe dentro da política estadual da primeira infância, o Ser Criança. Com investimento de R$ 5,1 milhões em obras e R$ 300 mil em mobiliário, a unidade do tipo 1 terá capacidade para atender até 216 crianças; e de uma nova escola estadual que terá capacidade para atender 430 alunos em Lagarto, em um investimento de aproximadamente dez milhões de reais, oriundos também do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ligado ao Governo Federal.
Está avançando rapidamente também o projeto do Quadrilátero do Desenvolvimento, uma obra que garantirá a duplicação da BR-235, a construção de uma interligação rodoviária entre Itabaiana, Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas, e também envolve a construção de um rodoanel que circundará toda a cidade, conectando importantes vias, ampliando sua mobilidade urbana e garantindo mais segurança para toda a população, o que beneficia também os demais municípios da região Centro-Sul e Sul de Sergipe.
São apenas os primeiros 100 dias, mas está claro que Lagarto vive uma outra fase, superando uma série de desafios com esforço e trabalho contínuos, ao mesmo tempo em que planeja e viabiliza projetos marcantes, que trarão benefícios aos lagartenses em curto, médio e longo prazos, permitindo uma vida melhor agora e também para as futuras gerações.