O prefeito Sérgio Reis recebeu, na tarde desta quinta-feira, 10, em seu gabinete, representantes da Filarmônica Lira Popular de Lagarto, uma das mais tradicionais instituições culturais do município. No encontro, o prefeito assegurou a quitação de um passivo financeiro, no valor de R$ 20 mil, referente ao ano anterior, garantindo ao conjunto musical tranquilidade para dar prosseguimento às atividades. Sérgio também se comprometeu em formalizar um termo de parceria técnica e de colaboração, assegurando apoio contínuo ao funcionamento do projeto centenário.
“Já autorizei o pagamento dos restos a pagar e, mais do que isso, vamos firmar um termo de parceria para que a filarmônica continue recebendo jovens, homens e mulheres que queiram aprender música. A cultura de Lagarto merece ser fortalecida e trabalharemos para continuar levando cultura e música à população", destacou Sérgio Reis.
Atualmente com 110 componentes, entre alunos e músicos, a filarmônica desempenha papel importante na formação de talentos. Para o maestro Mário Tavares, o pagamento do valor devido representa mais do que alívio financeiro, é a demonstração de respeito ao trabalho da instituição pela Prefeitura.
“Esse valor, embora pareça simbólico para alguns, é muito importante para mantermos nossas atividades. Ele é investido em melhorias na estrutura e também funciona como incentivo direto aos músicos, mostrando que a música pode, sim, ser uma profissão”, afirmou.
Ele acrescentou também que, desde 2022, a instituição passou a ofertar oficinas e cursos de capacitação em áreas como computação, conservação de acervo musical, entre outras iniciativas que contribuam para o futuro profissional dos alunos. “Desde 2022, sob a gestão do presidente Filipe Carvalho, ampliamos ainda mais esse impacto. Nosso objetivo é agregar cada vez mais conhecimento e oportunidades para nossos alunos, dentro e fora da música”, reiterou o maestro, acrescentando ainda que ficou acordado o planejamento para a criação do coral municipal, com participação direta da filarmônica.