O município de Lagarto passou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, nesta sexta-feira, 28, a partir da certificação emitida pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo. A inclusão, além de abrir portas e garantir benefícios, o município também passa a ocupar lugar de destaque no cenário nacional, passando a ser mais visível para turistas e investidores.
De acordo com o secretário Municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, a certificação pode ser traduzida no compromisso que a gestão municipal tem com o desenvolvimento sustentável do setor turístico local, preservando a cultura e as tradições lagartenses, ao mesmo tempo em que busca novas oportunidades para crescer e avançar, a partir da facilitação de acesso a recursos federais, estaduais e privados destinados ao desenvolvimento do turismo, como investimento em infraestrutura, capacitação profissional e a realização de eventos.
“Enquanto gestor municipal, minha visão é de que o turismo é uma das principais ferramentas para o crescimento econômico e social de Lagarto. Essa certificação é uma prova de que estamos no caminho certo e, agora, precisamos trabalhar para potencializar essa conquista. Nossa missão é transformar Lagarto em um destino que, além de atrair turistas, promova o bem-estar de sua população, gerando emprego e renda e garantindo que o turismo seja um motor de desenvolvimento sustentável”, disse.
Ainda segundo Wédson, “a inserção de Lagarto no Mapa do Turismo Brasileiro não é apenas uma conquista, mas uma ferramenta estratégica para alavancar o desenvolvimento da cidade, gerando oportunidades de crescimento econômico, preservação cultural e bem-estar para os munícipes. Esse reconhecimento representa o trabalho de toda a equipe municipal, do Poder Legislativo que entendeu a importância do projeto, que se uniram para promover o potencial turístico de nosso Município”, celebrou.
O programa
Com base em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou, em 2004, a Política Nacional de Turismo, a qual tem entre os seus princípios a regionalização do turismo, focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação, com o objetivo principal de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.
Estabelecida pela lei 11.771/2008, a Política Nacional de Turismo trabalha sob a perspectiva de que um município pode ser beneficiado se desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.