Em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul (Desenvolve Centro-Sul), a Prefeitura de Lagarto realiza na próxima segunda-feira, 7, a 1ª Feira de Economia Criativa, Artesanato e Cultura da região (Fenacs). Durante o evento, que reúne os oitos municípios do território, haverá exposição de artesanatos, apresentações culturais e comercialização de pratos típicos específicos de cada cidade. A Fenacs acontece das 7h às 12h, com entrada gratuita, no Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, localizado na Praça Rosendo Ribeiro de Souza, em Lagarto.
O secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), Marlysson Magalhães, comemorou a escolha de Lagarto para sediar a primeira edição do evento. “O nosso município tem se tornado um polo de grandes eventos, e a Fenacs será mais uma oportunidade da gente mostrar o que temos de melhor nos arranjos produtivos da gastronomia, da cultura, entre outros setores desse nicho”, disse o gestor da pasta responsável pela organização do evento na cidade.
Marlysson também destacou a importância da união dos municípios que compõem o território Centro-Sul sergipano no evento. “Será uma manhã de grande festa, pois os oito municípios estarão reunidos mostrando suas riquezas e belezas e uma gama de atrativos. Durante toda a manhã a população será presenteada com a apresentação de quadrilha, de samba de coco, de trio pé-de-serra, entre outras manifestações culturais, ao mesmo tempo em que compra um artesanato e prova um dos pratos típicos das cidades presentes no evento. Tenho certeza de que será um sucesso”, pontuou.
A realização da 1ª Feira de Economia Criativa, Artesanato e Cultura do Centro-Sul sergipano tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), por meio do programa Território Empreendedor, e das prefeituras do território composto pelos municípios de Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Salgado, Tobias Barreto, Boquim, Riachão do Dantas e Itaporanga D'Ajuda.
Manifestações culturais
Ao longo de toda a manhã, a Fenacs contará com uma série de apresentações culturais dos oito municípios que estarão presentes. Enquanto município sede do evento, Lagarto proporcionará a apresentação da mini quadrilha Raio da Silibrina, com participação da Rainha do Folclore Everalda, a Roda de Samba da Associação Folclórica de Lagarto, além da exposição de artesanatos, telas e artes plásticas de artistas da terra.
Também estarão presentes o Trio Flor da Serra (Riachão do Dantas), o Samba de Coco do povoado Triunfo (Simão Dias), o Trio Pé de Serra Os Cochilhões do Forró (Poço Verde), o Grupo de Pífano de Mestre Antônio Preto (Boquim). O artesanato e a gastronomia também marcam presença com os municípios de Boquim (artesanato de Zé de Seu Gonçalo), Riachão do Dantas (crochê, doces, queijos, biscoitos, pães e cachaça artesanal), Itaporanga D'Ajuda (doce de leite da roça, cocadas diversificadas, licores), Tobias Barreto (crochê e doce de Maria Mulata), Simão Dias (artesanatos em palha, crochê e barro e gastronomia com maniçoba, licor, cocada mole e doce de leite) e Poço Verde (as tecelagens de Amargosa e Malhadinha, além de queijos e castanhas).
Para o secretário Municipal de Cultura, Nenê Prata, a Fenacs é uma celebração da cultura e da integração entre os povos que formam o território. "A Fenacs é uma oportunidade de compartilhar e vivenciar as tradições, as manifestações culturais e as riquezas que cada cidade traz em sua essência. A diversidade de expressões culturais reflete a força da união dos municípios e o valor da troca de saberes. Estamos felizes de sediar este evento que fortalece a nossa identidade cultural coletiva", destacou.