A Prefeitura Municipal de Lagarto deu início, nesta quarta-feira, 9, à distribuição dos novos fardamentos para os alunos matriculados no ensino infantil. A ação foi acompanhada pelo prefeito Sérgio Reis, que esteve nas Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEI’s) Júlia Maria e Adalberto Fonseca. Fruto de um investimento de quase R$ 200 mil, em recursos próprios, a ação beneficia 3.700 estudantes, com a aquisição de nove mil conjuntos, compostos por short e camiseta.
Ao acompanhar a distribuição dos fardamentos nas unidades de ensino, o prefeito destacou a importância da iniciativa que, segundo ele, demonstra o compromisso da gestão com as crianças e suas famílias. “A entrega dos uniformes representa um passo importante na valorização da nossa educação. Estamos iniciando pelas creches, com kits novos, pensados com carinho para garantir conforto às nossas crianças, mas, com trabalho e dedicação, alcançaremos todos os estudantes da nossa rede municipal, a partir de 2026, mostrando o nosso comprometimento com uma educação de qualidade”, afirmou.
Sérgio Reis apontou também os esforços realizados nos primeiros meses do seu governo para garantir o restabelecimento da ordem na educação de Lagarto. Ele reforçou ainda que, apesar do pouco tempo à frente da Prefeitura, o foco tem sido organizar a estrutura das escolas e garantir um ensino de mais qualidade aos lagartenses.
“Sabemos que não dá para resolver todos os problemas em apenas quatro meses, mas temos quatro anos de muito trabalho pela frente. Já começamos as reformas das creches e, no próximo ano, essas unidades estarão remodeladas, mais equipadas, com brinquedos, estrutura adequada e profissionais preparados. Estamos organizando a casa e, com muito esforço, vamos transformar a educação de Lagarto em um verdadeiro motivo de orgulho para todos”, enfatizou.
Dignidade e qualidade
A secretária municipal de Educação, Taysa Mércia, frisou que a entrega do fardamento escolar reforça o conjunto de ações implementado pela atual gestão para garantir mais dignidade e qualidade na educação pública. Ela lembrou que a iniciativa se soma a programas como o "Bom Dia Feliz", que oferece um desjejum aos alunos, antes do início das aulas.
“Nós já iniciamos o programa ‘Bom Dia Feliz’, com um café da manhã nutritivo para as crianças quando chegam à escola. Agora, com a entrega dos uniformes, seguimos avançando no cuidado com nossos alunos. O objetivo é que nenhuma família precise comprar o fardamento, porque todos vão receber dois conjuntos. Estamos só começando, mas já demos passos importantes para transformar a realidade da nossa educação”, salientou.
A secretária explicou também que a escolha das cores nos uniformes tem uma função prática e pedagógica. Segundo ela, a diferenciação ajuda na organização e identificação dos alunos dentro das unidades de ensino. “As cores do fardamento ajudam a identificar os alunos por turmas e espaços, facilitando o trabalho das educadoras e garantindo mais segurança. Pensamos em cada detalhe com muito carinho, para que as crianças se sintam acolhidas e para que os pais tenham a tranquilidade de saber que seus filhos estão bem cuidados”, reiterou.
Satisfação
A entrega dos fardamentos contou com a presença das mães, pais e responsáveis que elogiaram a iniciativa. É o caso de Renata de Jesus Praga, mãe de um aluno de 2 anos e 9 meses. “Foi bem mais do que eu esperava, de verdade. Achei que seria aquele modelo antigo que já está nas escolas, mas me surpreendi quando cheguei. Eu amei. Essa identificação por cores ajuda muito, principalmente para organizar a saída das salas e identificar os alunos com mais facilidade. Achei isso muito importante”, avaliou.
Opinião semelhante teve a mãe Suely dos Santos. “Era o que eu esperava. O novo fardamento é mais bonito que o antigo e também é confortável. Eu já estava até apertada, pensando em como comprar outro, quando soube da entrega. Fiquei aliviada. Vou guardar esse momento com carinho”, disse.