Para que sejam coordenados e implementados o mapeamento das áreas de risco do município de Lagarto e o Plano de Contingência contra os Desastres Naturais, o prefeito Sérgio Reis assinou, no último sábado, 12, o decreto que instaura o Comitê de Gerenciamento de Crise do Município de Lagarto, que deverá agir de forma integrada na coordenação de ações que minimizem os efeitos provocados por eventos climáticos extremos, além de gerir outros eventos causadores de danos humanos, materiais, ambientais e econômicos ao município.
“Esta é uma ação que já estava sendo planejada antes mesmo das chuvas que atingiram o município na madrugada de sábado. Mais do que uma medida administrativa, este comitê é um instrumento de articulação entre os diversos órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade civil, com o objetivo comum de proteger vidas, reduzir danos e garantir a segurança da população lagartense. Com ações coordenadas, mapeamento de áreas de risco, planejamento e transparência, estamos fortalecendo a capacidade do município de prevenir, responder e superar situações de emergência com mais eficiência e humanidade”, explicou o prefeito.
O Comitê é formado essencialmente por 11 membros, sendo eles as secretarias Municipais de Ordem Pública e da Cidadania (Semop); Governo e Inovação (Segov); Educação (Semed); Saúde (SMS), Obras (Semob); Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest); Comunicação (Secom); Desenvolvimento Urbano (Semdu); além da Diretoria Municipal de Proteção e de Defesa Civil (DPDEC); Guarda Municipal de Lagarto (GML) e do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU). Também está aberto a quaisquer órgãos, entidades públicas, privadas e da sociedade civil que tenham interesse em participar como convidados para contribuir com a discussão e acompanhamento das ações executadas.
A atuação como membro do Comitê não se configura como uma atividade remunerada, valendo também para a atuação nos Grupos de Trabalhos que podem ser criados pelos membros para encaminhamento das ações.
A criação do Comitê de Gerenciamento de Crises representa um passo fundamental para que a Prefeitura Municipal de Lagarto siga atuando de forma integrada, estratégica e responsável pela segurança e integridade dos lagartenses.