Ao lado do governador do Estado, Fábio Mitidieri, o prefeito Sérgio Reis participou, nesta quarta-feira, 26, da abertura oficial da ExpoRingo, em Lagarto. Considerada como uma das maiores feiras multissetoriais do ramo agropecuário, a iniciativa se estende até o próximo domingo, 30, e conta com total apoio logístico da Prefeitura para a sua realização e sucesso.
A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas compareçam ao evento, que tem como propósito oferecer uma experiência inovadora, apresentando soluções tecnológicas para o homem do campo, e conta com leilões, exposições de animais, apresentações culturais, palestras, oficinas, entre outros atrativos. A ExpoRingo tem como patrocinador o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e do Banese.
“Este é um momento muito importante para Lagarto, que sedia a ExpoRingo 2025 no Parque das Palmeiras, que é destaque nacional, com infraestrutura de ponta e uma das melhores pistas de vaquejada do país. É um evento que vai movimentar a economia local, gerando negócios para o estado e o município, além de impulsionar a renda e o desenvolvimento de toda a região. É uma iniciativa louvável e que tem como idealizador o visionário empresário Geraldo Magela, que investiu e acreditou no projeto”, considerou o prefeito.
Sérgio Reis destacou também o importante apoio do Governo do Estado ao evento como patrocinador. “O governador Fábio Mitidieri tem demonstrado seu carinho por essa cidade e o compromisso com os lagartenses, com todos os investimentos que tem trazido para o município. A ExpoRingo é mais um exemplo desta parceria bem sucedida e que, com certeza, fortalece ainda mais o potencial crescimento dessa grande feira”, frisou o prefeito, informando que a ExpoRingo possui entrada gratuita.
O governador Fábio Mitidieri ressaltou a relevância da ExpoRingo para a projeção de Lagarto. “Geraldo Magela é um visionário, um empreendedor que orgulha nosso povo por acreditar no agronegócio, em Sergipe e em Lagarto. Ele continua investindo e, a cada edição da feira, nos surpreendemos com a grandiosidade do evento e o impacto dos investimentos. No ano passado, 65 mil pessoas compareceram, movimentando milhões de reais na economia local. Isso gera impostos, arrecadação, empregos e oportunidades, fortalecendo ainda mais o agronegócio, que é uma das forças motrizes da nossa economia. O Governo de Sergipe é parceiro e patrocinador desta feira porque acredita no agro nas pessoas que fazem as coisas acontecer”, afirmou o governador.
Autor do projeto de lei que intitula Lagarto como a capital nacional da vaquejada, o deputado federal Fábio Reis, também presente na abertura do evento, elogiou a somação de esforços para a realização da feira. “Graças ao esforço de muitos parceiros, de pessoas como Geraldo Magela, hoje Lagarto ostenta, por lei, esse título, um reconhecimento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República. Essa conquista só foi possível com a colaboração de historiadores, empresários e daqueles que praticam o esporte. Que os expositores possam fazer excelentes negócios e que a parceria entre o setor público e privado continue impulsionando o desenvolvimento de Lagarto e de Sergipe”, salientou.

A feira
A ExpoRingo é um evento gratuito, aberto ao público interessado no agronegócio, organizado pelo Complexo Fábio José. A primeira edição ocorreu em 2019, atraindo mais de 65 mil visitantes de todo o Brasil. “Temos buscado evoluir a cada ano e isso se reflete no crescimento do número de expositores e na confiança do público. O Parque das Palmeiras e toda a estrutura do evento estão prontos para receber as famílias, que podem vir para se divertir, passear e também fazer bons negócios. Estamos apenas começando, ainda temos muitos dias pela frente, e esperamos todos de braços abertos”, disse o empresário e idealizador do evento, Geraldo Magela, que agradeceu o apoio da Prefeitura de Lagarto e do Governo de Sergipe.
Apoio
Para garantir que o público tenha a melhor experiência da ExpoRingo 2025, a Prefeitura de Lagarto assegurou todo apoio logístico ao evento, por meio de uma atuação conjunta entre as secretarias municipais. As secretarias municipais de Obras (Semob) e de Indústria e Comércio (Semic), por exemplo, realizaram ações de infraestrutura para melhorar as vias de acesso ao evento, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes.
Entre os serviços executados estão limpeza e roçagem nas três entradas, manutenção do asfalto com operação tapa-buraco em parceria com o DER, nivelamento da estrada principal e pintura do meio-fio. Além disso, a RAMAC garantirá a coleta diária de lixo durante o evento.
Além disso, um stand da gestão municipal, doado pela organização do evento, servirá como ponto de atendimento para ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Com foco no desenvolvimento econômico do setor agrícola, a Secretaria de Agricultura (Semagri) promoverá um circuito de palestras e capacitações para os trabalhadores do campo. Também realizará o lançamento do projeto de distribuição de milho, exposições de hortas agroecológicas e oferecerá serviços como cadastramento de rebanho e agendamento de visitas para criadores de peixes.
A secretaria ainda contará com a participação da Associação de Apicultores, que fará exposição e venda de mel. Já a Secretaria de Turismo estará presente com um espaço voltado à divulgação dos atrativos turísticos de Lagarto, distribuição de materiais informativos e consultoria para produtores interessados no turismo rural.
Para garantir atendimento ao público, a Secretaria de Saúde disponibilizará uma equipe de plantão com enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, duas ambulâncias estarão de prontidão para remoção e transporte de pacientes de baixa complexidade, garantindo encaminhamento seguro ao Serviço de Urgência José Antônio Maroto, caso necessário.