O prefeito Sérgio Reis, participou, nesta quarta-feira, 26, da solenidade de matrícula do Tiro de Guerra de Lagarto (TG 06/015). A formatura marca o ingresso oficial de 50 jovens no Exército Brasileiro, que irão cumprir o serviço militar obrigatório em 2025, com a colocação das insígnias nos fardamentos pelos padrinhos e madrinhas. Além do gestor municipal, também participaram da cerimônia a vice-prefeita Suely Menezes, a secretária de Ordem Pública e Defesa do Patrimônio (Semop), Mônica Dias, além de autoridades militares.
“É uma grande honra para nós, brasileiros, estarmos em um momento como este, à frente de uma das instituições mais sérias e importantes do nosso país. Aqui, no Tiro de Guerra 06/015, em Lagarto, 48 futuros atiradores iniciam sua formação, um processo que vai muito além da instrução militar. O Exército ensina disciplina, honra, respeito e compromisso com a palavra, valores fundamentais para a vida”, destacou o prefeito.
O gestor também ressaltou a importância do apoio familiar na trajetória dos atiradores e reafirmou o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da instituição. “Quero parabenizar e desejar boa sorte a todos. Como diretor deste TG, me coloco à disposição para contribuir com melhorias e projetos que beneficiem a formação dos jovens. Tenho um carinho especial por este espaço, pois, quando estudante, treinei aqui sob a orientação do sargento Andrade. Foi um período de aprendizado, disciplina e respeito, que levo para toda a vida. Contem sempre com o apoio da Prefeitura de Lagarto”, afirmou.
Durante a solenidade, o chefe de instrução do TG 06/015, primeiro sargento Hugo Mescouto, desejou boas-vindas aos novos atiradores que ingressaram no ano de instrução. “Ao longo de todo este ano, esses jovens estarão conosco não só recebendo as instruções militares, mas aprendendo sobre valores, atributo que a força terrestre divulga para todo o país, através de seus quartéis. Quando saírem do tiro de guerra, esses jovens irão compartilhar esses valores com suas famílias e com a sociedade de modo geral”, salientou, acrescentando que mais de 3.800 jovens já se formaram no TG de Lagarto, contribuindo com a sociedade.
Escolhido para ser o xerife do dia, o atirador Guilherme Medeiros expressou sua emoção por ingressar no Exército. “Hoje foi um dia de muitas emoções. Senti uma mistura de felicidade e realização, pois este era um sonho meu e também do meu avô, que infelizmente não está mais aqui. Mas tenho certeza de que, onde quer que ele esteja, está orgulhoso de mim. Sou grato ao meu sargento Mescouto pelo apoio e, principalmente, à minha família, que sempre esteve ao meu lado e me incentivou a alcançar esse objetivo”, declarou.
Da mesma forma, o atirador Reinan Andrade também destacou a importância da cerimônia e a emoção vivenciada durante o evento. “Este é um momento muito especial para mim, algo que nunca imaginei viver. A oportunidade de fazer parte do Exército é única, e a hierarquia e disciplina que ele ensina são extraordinárias. Com certeza, levarei esses valores para toda a minha vida. “Foi um dia maravilhoso, marcado por uma solenidade incrível. Estou muito feliz e grato por essa experiência”, expressou Reinan, sendo complementado por sua mãe, Raimunda Andrade. “Sempre sonhei em ver meu filho no Tiro de Guerra e hoje me sinto realizada”, comemorou.
Tradição
O Tiro de Guerra de Lagarto (TG 06-015) tem uma história marcada pela tradição e compromisso com a formação dos jovens do município. Criado pela Portaria Ministerial Nº 8.747, de 31 de outubro de 1945, iniciou suas atividades em 16 de janeiro de 1946, inicialmente com a numeração TG 143. Posteriormente, em 27 de março de 1979, a unidade recebeu a designação atual, TG 06-015, por meio da Portaria Ministerial Nº 878.
Desde setembro de 1984, o Tiro de Guerra funciona em suas instalações atuais, inauguradas em 1977, onde anteriormente estava localizado o Centro Desportivo de Lagarto. O município é um dos poucos do Brasil habilitados a manter um Tiro de Guerra, reforçando sua importância na formação de jovens atiradores, que aprendem valores como disciplina, civismo e respeito, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e comprometida com o país.