O prefeito Sérgio Reis recebeu nesta quarta-feira, 9, em seu gabinete, uma turma especial e promissora da cidade. O gestor recepcionou os alunos de judô e jiu-jitsu do Centro de Iniciação ao Esporte (CIEE), que representaram o município em dois campeonatos estaduais e conquistaram medalhas. O encontro foi marcado pela celebração dos expressivos resultados, que já refletem o trabalho realizado pela atual administração no centro de iniciação, a partir de uma ação articulada entre as Secretarias de Educação e Esporte do município.
Durante a recepção, Sérgio Reis celebrou as primeiras medalhas conquistadas pelo projeto e destacou o poder transformador da iniciativa. “São ações como essa, simples mas significativas, que têm o poder de transformar vidas. Quem sabe, no futuro, veremos aqui atletas olímpicos nascendo dessas experiências. Essas crianças estão estudando, praticando esporte e tendo uma oportunidade que lhes foi negada nos últimos seis anos. Nosso objetivo é ampliar essa iniciativa, beneficiando ainda mais jovens”, reforçou.
Sérgio ainda aproveitou a ocasião para convidar os estudantes da rede pública municipal a conhecerem o projeto. “Se você tem vontade de começar no esporte, procure o professor Henrique no CIEE. A Secretaria de Educação e do Desporto está pronta para te ajudar a dar esse primeiro passo”, concluiu.
A secretária Municipal de Educação, Taysa Mércia, que também esteve presente no encontro, explicou que o espaço esportivo já existia, mas estava sem uso e sem a devida atenção há anos. “É na escola que encontramos aqueles alunos com potencial, mas que nunca tiveram oportunidade de desenvolver suas habilidades. Esse espaço é essencial para isso. Com apoio e incentivo, podemos resgatar esses talentos e transformar vidas através do esporte”, completou.
Responsável pelas turmas de judô e jiu-jitsu do CIEE, o professor Carlos Henrique Bispo dos Santos comemorou o desempenho dos alunos, que em apenas 20 dias de treino participaram de uma competição estudantil e obtiveram excelentes resultados. “É algo raro, porque normalmente em 20 dias o aluno aprende o básico, como as quedas, e só depois passa para a luta. Mas esses meninos mostraram muita dedicação desde o início”, relatou.
Ele também agradeceu o apoio da Prefeitura, definindo como uma ação decisiva para o bom desempenho dos pequenos. “Com o incentivo que estamos recebendo, conseguimos transformar o trabalho em resultados concretos. Eu, que fui atleta, hoje fico feliz em criar oportunidades como essas para esses jovens, que estão colhendo frutos e abrindo caminhos para o futuro”, disse.
Caio Henrique Santos Caetano, de 14 anos, está entre as promessas da modalidade. Ele contou que já participou de três competições e destacou a importância do CIEE em sua evolução no esporte. “Foi importante para entender o clima da disputa. Agora, a gente já sabe o que esperar nas próximas e isso dá mais tranquilidade e força na hora de lutar”, afirmou. Ele também ressaltou o impacto da estrutura na qualidade dos treinos. “É muito bom poder contar com um local confortável, com espaço e o apoio dos professores. Isso nos dá tudo o que precisamos para evoluir nos treinos”.
Outro aluno que destacou como a prática no CIEE transformou não só sua relação com o esporte e com a vida, foi Carlos Andrade dos Santos, também de 14 anos. “É muito legal treinar lá porque o local está muito bem equipado. É confortável e temos apoio constante. O esporte é muito importante para mim, pois ele me ajudou a melhorar o comportamento, passei a estudar melhor, a obedecer mais meus pais e professores. Estou confiante que o apoio da Prefeitura nos ajudará ainda mais”, disse.