O prefeito Sérgio Reis visitou, neste domingo, 13, a feira do povoado Brejo. Na ocasião, ele conversou com produtores locais, moradores e ouviu de perto os elogios de quem aguardava ansiosamente pela chegada do espaço. A feira livre atende a uma antiga solicitação da comunidade e é resultado de uma ação integrada entre as secretarias Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Obras, com o objetivo de garantir um espaço fixo para a comercialização de produtos na própria localidade.
“Comecei o domingo na feira do povoado Brejo, conversando com os produtores e ouvindo a população, que aprovou o novo espaço. Essa feira é mais do que um ponto de vendas, é um símbolo de valorização da agricultura familiar e do desenvolvimento das nossas comunidades rurais. É gratificante ver um ambiente tão vivo, com produtos fresquinhos, orgânicos e tudo muito bem organizado, como a comunidade pediu”, destacou o prefeito.
Sérgio Reis também informou que o local continuará recebendo investimentos para ampliar a oferta de produtos. “Nosso compromisso é seguir investindo para que esse espaço esteja sempre preparado para atender bem a todos. A feira já é um sucesso e vamos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais esse canal direto entre os produtores locais e a população”, reforçou.
Iniciativa
A feira livre do povoado Brejo ocorre aos domingos, das 5h às 11h, na Associação Associativista do Povoado Brejo. Ela teve início no último dia 30 de março, com a participação de 13 produtores. Hoje, o espaço conta com 18 feirantes, com a expectativa de ampliar ainda mais nas próximas semanas. Além de frutas, verduras, cereais e pescados, o espaço conta com uma área para artesanatos e uma cantina para o café da manhã.
"A feira do Brejo surgiu de um desejo da comunidade. Em parceria com a Secretaria de Agricultura, reunimos os produtores e trabalhamos juntos para garantir toda a estrutura necessária, desde as bancas até o suporte logístico. Por ser uma área rural, faltava um espaço como esse para atender os moradores, que antes precisavam ir até a cidade para fazer suas compras. Agora, a feira acontece todos os domingos e já está beneficiando não só o povoado Brejo, mas também comunidades vizinhas. O espaço já foi ampliado e a nossa expectativa é que cresça ainda mais nas próximas semanas, com mais feirantes e mais visitantes”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Eduardo (Kaká Chaves).
Diferencial
Um dos principais diferenciais da feira livre do povoado Brejo é a variedade de produtos oriundos da agricultura familiar. Além disso, todos os produtores são da própria região, o que permite o impulsionamento da economia local. Segundo os feirantes, o movimento tem sido bastante positivo.
“Estou aqui desde o primeiro dia e estou muito satisfeita. Antes, eu vendia meus produtos em casa. Agora, tenho espaço organizado para mostrar a qualidade do que produzo. Tem sido uma grande oportunidade”, comemorou a produtora rural Eduarda Candeiane.
Artesã e expositora na feira do povoado Brejo, Leidi Góis também celebrou o sucesso da iniciativa. “A feira está maravilhosa. Eu vim com a intenção de incentivar, sem expectativa de venda, e me surpreendi. Desde o primeiro dia, as pessoas têm vindo comprar, fazer encomendas, está muito bom. Estamos todos felizes com a feira do Brejo”, considerou.
Quem também tem aprovado o novo espaço são os moradores. É o caso de Luísa Correia, que reside no povoado Brejo há 30 anos e falou com entusiasmo sobre a feira. "Essa já é a terceira vez que venho e está sendo maravilhoso. A feira é muito organizada, tem variedade, está nota 10. Esperamos por muito tempo e superou a expectativa. Está bom demais”, disse.