Ciente de que a qualificação profissional abre portas para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Lagarto tem fortalecido parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar a oferta de capacitações aos jovens do município. Uma delas teve início nesta quinta-feira, 3, com o lançamento da nova etapa do curso de agente administrativo, oferecido pelo sistema Sest/Senat, através do programa Jovem Aprendiz, que agora acontece no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Lagarto (Cerest). Com a iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, os 30 alunos matriculados na formação, passam a contar com um ambiente mais adequado para as aulas teóricas, assegurando todo o suporte necessário para a conclusão desta fase.
Ao desejar boas-vindas para os jovens, a secretária da pasta, Goretti Reis, acompanhada do deputado estadual Ibraim Monteiro, destacou o esforço da administração municipal para proporcionar um ambiente mais confortável para os estudantes. "Infelizmente, encontramos esse espaço bastante deteriorado, reflexo da gestão anterior. Mas, dentro do possível, com carinho e acolhimento, conseguimos disponibilizar o auditório do Cerest para que eles pudessem continuar suas atividades. Sabemos da importância da qualificação profissional para esses jovens conquistarem seus espaços no mercado de trabalho, e o município tem feito sua parte para apoiá-los”, afirmou.
Além do espaço, foram realizadas algumas melhorias no local para garantir o bem-estar dos alunos, de acordo com Goretti. "Conseguimos adaptar o ambiente com ventiladores, bebedouros e um suporte básico, como café e água, para tornar o dia a dia mais confortável. Mesmo não sendo uma responsabilidade direta da Secretaria, entendemos a importância desse amparo e seguimos comprometidos em apoiar o crescimento e desenvolvimento dos jovens do nosso município”, reiterou.
Conforto e tranquilidade
Essa é a primeira turma do programa Jovem Aprendiz com capacitações iniciadas em Lagarto. As aulas começaram em julho do ano passado, mas, até então, os alunos não contavam com um ambiente adequado para a fase teórica. Com a parceria firmada entre a Prefeitura e o Sest/Senat, eles agora dispõem de um espaço mais estruturado, onde poderão concluir esta etapa com mais conforto e tranquilidade.
“A parceria com a Prefeitura de Lagarto fortalece ainda mais esse projeto, garantindo um espaço adequado para as qualificações e possibilitando a continuidade dessa iniciativa para as próximas turmas. Esse apoio da gestão pública é fundamental para ampliar as oportunidades e impactar positivamente a vida desses jovens, os afastando da marginalidade e possibilitando uma verdadeira transformação de vida através da educação”, disse o professor do curso de agente administrativo, Paulo Silva.
O professor destacou também a relevância do programa para ampliar a oferta de capacitação profissional na cidade. "Essa é a primeira turma de jovens aprendizes formada pelo Sest Senat em Lagarto. Iniciamos com 30 alunos, que passam por um processo de qualificação profissional de 12 meses e, nos últimos 4 meses, atuam diretamente na empresa. Esse programa faz a ponte entre a iniciativa privada e uma instituição sem fins lucrativos, garantindo capacitação e oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Para além do aprendizado, o curso oferece aos jovens autonomia financeira, já que eles recebem uma bolsa enquanto estudam. Isso desperta um sentimento de pertencimento social”, pontuou.
O Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Sest/Senat, tem como objetivo capacitar os jovens para o mercado de trabalho, unindo aprendizado teórico e experiência prática. Para participar, é necessário ter entre 14 e 24 anos, ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar de 4 a 8 horas diárias. Os participantes têm acesso a benefícios como direitos trabalhistas garantidos (férias, 13º salário, FGTS e vale-transporte), formação profissional alinhada à cultura organizacional, desenvolvimento de habilidades e maior empregabilidade. O processo seletivo ocorre em três etapas: prova objetiva e discursiva, análise de documentos e entrevista.
Oportunidade
Para o jovem Júlio Cleverton dos Santos, 19 anos, contar com um local estruturado para as aulas fará uma grande diferença. “Tanto pela qualidade do espaço quanto pelo acolhimento que recebemos. A Secretaria da Saúde, através da secretária e de toda a equipe, tem nos proporcionado um suporte essencial. Estar no Cerest, um centro de referência em saúde do trabalhador, nos faz sentir ainda mais valorizados e preparados para o mercado de trabalho. Participar dessa capacitação tem sido uma experiência transformadora e contar com uma estrutura como essa torna a ocasião ainda mais especial”, avaliou.
Da mesma forma, a jovem Maria Eduarda dos Santos, 19 anos, compartilhou sua experiência no curso, oferecido pelo Sest/Senat, e ressaltou a importância do novo espaço para a formação. "Estou gostando bastante, aprendendo muita coisa, principalmente sobre como lidar no ambiente de trabalho. Contar com essa estrutura será essencial para nós, sobretudo pelo acolhimento. Antes, estávamos perdidos, sem saber se as aulas seriam online ou presenciais. O espaço anterior era bom, mas aqui está ainda melhor. Temos uma sala confortável, cadeiras adequadas e a segurança de que o curso seguirá sem interrupções. Isso nos dá motivação”, considerou.
Outras parcerias
Além desta parceria com o Sest/Senat, a Prefeitura de Lagarto já consolidou outras iniciativas bem sucedidas, abrindo portas para os jovens lagartenses conquistarem um futuro promissor. Em parceria com o Governo do Estado, a gestão iniciou em fevereiro a nova fase do Programa Primeiro Emprego (PPE), garantindo que jovens, com idade entre 18 a 29 anos, que tenham concluído o ensino médio, técnico ou superior, sejam inseridos no mercado de trabalho formal.
Outra iniciativa inovadora é o GO Sergipe, uma ferramenta do governo estadual, que facilita o acesso às vagas de emprego e que foi aderida por Lagarto em março, primeiro município sergipano a disponibilizar a ferramenta inovadora. Com ela a Prefeitura passa a facilitar a intermediação de mão de obra, impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a economia local, além de garantir qualificações profissionais para a população.