A rotina dos feirantes dos mercados das frutas e das bananas inicia antes mesmo do clarear do dia, com a organização das mercadorias e recepção dos clientes. Agora, a praticidade de uma boa iluminação chega para melhorar o trabalho dos comerciantes, que passam a contar com a instalação de 36 lâmpadas de LED, sendo 26 no mercado das frutas e 10 no mercado da banana. A mudança, realizada pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdu), teve como finalidade substituir as lâmpadas de vapor metálico por refletores de LED, que geram mais economia para o município e um local mais iluminado para os feirantes.
Seu Antônio de Almeida, conhecido como Giló, enfrentava dificuldades há alguns anos. Hoje, ele chegou às 2h da manhã e já percebeu a diferença. “Quando cheguei aqui, estava tudo bem claro. Me senti muito feliz em ver tudo iluminado, de primeira era tudo escuro, ninguém enxergava nada. Muitas vezes, eu colocava uma gambiarra, ligava na extensão da moça que vende galinha e trazia para iluminar aqui. Hoje, não precisei mais fazer isso. Está ótimo, todo mundo contente em poder trabalhar”, destaca.

O secretário da Semdu, Kaká Chaves, ressalta a importância da substituição das lâmpadas. “Nós estamos sempre em diálogo com os feirantes e comerciantes dos mercados para entender o que eles necessitam. Além da economia e iluminação, os refletores também geram mais segurança aos comerciantes, pois muitos deles relatam que o escuro era tanto que precisavam acender a lanterna do celular, porque não era possível ver nada dentro do espaço. Agora, com o ambiente iluminado, tudo fica mais visível, e eles têm melhores condições para trabalhar”, enfatiza o secretário.
Este era o caso de Júlio Bispo e de Seu Manoel de Jesus, feirantes dos mercados, que para arrumar suas mercadorias precisavam contar com a luz do flash do aparelho móvel. “No mais tarde, eu chego aqui às 5 horas da manhã. Antes, no mercado todo, só tinha duas ou três lâmpadas. Hoje, nós entramos e vimos a rede toda bem iluminada, gostei muito da iluminação que vi, facilita bastante, porque não tinha como a gente arrumar a mercadoria na banca com tanta qualidade. Já no claro, a gente pode fazer as coisas com mais tranquilidade e sossego”, disse Júlio.

“Chego às 3h da manhã. Falar a verdade é preciso: nunca tinha visto o mercado iluminado desse jeito. A gente chegou e não precisou ficar nervoso nem com medo devido ao escuro. Quando eu chego, ainda está escuro, mas agora ficou tudo claro por causa da iluminação. Antes a gente iluminava tudo com a lanterninha do celular, agora não precisa mais”, ressalta Seu Manoel de Jesus.
