Com o objetivo de intensificar a produção agrícola e rural no município e dar toda a assistência necessária aos produtores, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), realizou na manhã desta terça-feira, 8, mais uma reunião com os assentados. Desta vez, foi o Assentamento Antônio Conselheiro que recebeu a equipe da Semagri para dialogar sobre temas que têm o intuito de facilitar e desenvolver ainda mais o trabalho do homem e da mulher do campo.
Como forma de incentivo à produção, com foco na geração de trabalho e renda, na oportunidade foram doados cerca de 200 kg de milho Gurutuba e Potiguar, por meio da parceria com o Governo do Estado. O produtor que tinha interesse na plantação foi cadastrado, recebeu as sementes e as orientações de como deve ser realizado o cultivo.
A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), dos Programas Mais Pecuária Brasil e Mais Genética no Sertão, ambos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) também foi pauta na reunião. O intuito dos programas é fazer a inseminação artificial nos rebanhos, sejam eles ovinos, caprinos ou bovinos, para melhorar a qualidade genética e otimizar a produção do leite e do corte da carne.
Os programas foram vistos de forma positiva pelos produtores que demonstraram interesse em realizar a IATF nos rebanhos. E para realizar a inseminação, outros temas importantes foram apresentados, como a vacinação contra a brucelose e a atualização cadastral do rebanho na Emdagro, que deve ser realizada até o dia 30 de maio.
O secretário-adjunto, Antônio Carlos, destaca a importância da reunião. “A agricultura familiar tem uma necessidade muito grande de assistência técnica e de informação. As informações que a gente trouxe hoje são de fundamental importância porque dão esperança para eles produzirem melhor e agregarem valor, trazendo justamente a segurança de que o homem do campo precisa. Quando trazemos informação e assistência técnica, ele se sente mais seguro para ter a própria produção”, disse.
Produtores
Ariclan Flamarion é produtor, assentado e presidente da associação. Ele explica que neste assentamento a produção característica é voltada para a criação de rebanhos. No entanto, todas as informações e suporte da Semagri estão sendo essenciais, para que todos tenham mais uma opção de trabalho e renda, e apoio no que já é realizado.
“A maioria dos produtores do assentamento cria animais, como galinha, porco, gado de leite, entre outros. A assistência que está vindo para a gente é muito importante, é o primeiro passo para o produtor estar na terra e dar tudo certo. Gostei muito dos projetos apresentados, farei a inseminação artificial no meu rebanho e terei animais mais rústicos, mais adaptados à região, com maior produtividade e isso gera renda. Eu estou achando excelente o apoio de forma geral, porque a gente passou muito tempo sem ter assistência, sem ter acompanhamento de ninguém, e hoje, logo nos primeiros meses da gestão, a gente já vê que está surtindo o resultado”, destaca.
O jovem André Willian acompanha a produção do seu avô e dá todo o apoio que ele necessita. André ressalta a importância que as novas gerações acompanhem os familiares para que a agricultura, pecuária e criação de animais sejam passadas de geração em geração.
“Vim aqui para colher as informações e passar para o meu avô, que tem criação de gado de corte e de leite e peixes. Tem muitos projetos bons que estão para vir, muitas informações que captei e que já posso passar para ele, a exemplo do melhoramento genético do gado de corte, isso aí é sensacional. Acho muito importante esse acompanhamento da pessoa mais idosa, pois a gente acaba percebendo que os jovens acabam sendo seduzidos pela cidade, pelos empregos de carteira assinada, quando, na verdade, aqui também pode se produzir e aqui também pode ser vantajoso para o jovem”, conclui.