Na próxima segunda-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Governo Federal, realizará um encontro para firmar parcerias e viabilizar a assinatura de convênio e do fomento que beneficiará os 13 assentamentos do Movimento Sem Terra (MST) situados no Município. O evento tem como foco o fortalecimento e apoio à comercialização dos produtos da reforma agrária, o pagamento de créditos e o apoio à cadeia produtiva da mandioca. O evento será realizado no auditório do Colégio Estadual Sílvio Romero, às 9h, e tem como público-alvo os representantes dos 13 assentamentos do MST e dos 22 assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Ao todo, representantes dos 35 assentamentos estarão presentes na reunião, que também realizará o Contrato de Concessão de Uso da Terra (CCU) para os assentados do MST, a apresentação do projeto para ampliação da feira da agricultura familiar, a entrega de 20 balanças para os assentados e um toldo 10x10 para o município, que deve direcionar o foco do uso para benefício dos agricultores.
Durante o encontro, também será amplamente divulgada a realização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Antes, os agricultores só poderiam fazer o cadastro no sindicato ou na Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Com a formalização da parceria, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Lagarto também passará a emitir o CAF, para facilitar o dia a dia do agricultor e evitar maiores deslocamentos.
O secretário-adjunto da Semagri, Antônio Carlos, destaca a importância do encontro. “O evento tem uma importância muito grande para os agricultores da reforma agrária e dos assentamentos do crédito fundiário e do Incra, porque ele vem fortalecer esse laço com o município, para que possamos fortalecer ainda mais o nosso apoio aos assentamentos e à agricultura familiar local”, disse.
Assinatura
Com foco no desenvolvimento da Agricultura do município, durante o evento, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, também vai sancionar os projetos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Fundo de Aval do Município de Lagarto (FAML), que foram aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores de Lagarto (CML), na última quinta-feira, 27.
Presenças
O evento contará com a presença do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, da diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos do Incra, Rose Rodrigues, do Superintendente Regional do Incra em Sergipe, André Milanez, do senador Rogério Carvalho e dos deputados federais, Fábio Reis e João Daniel.
