Com o objetivo de proporcionar mais conforto aos visitantes e desenvolver o turismo e gerar emprego e renda para os moradores do povoado Saboeiro, a Prefeitura Municipal de Lagarto deu início, nesta semana, aos serviços de revitalização da Cachoeira do Saboeiro, bem natural do município que fica localizado a cerca de 20km da cidade de Lagarto.
Para verificar de perto a execução dos serviços, o prefeito Sérgio Reis visitou o local nesta quarta-feira, 9, e falou também sobre o projeto. “Neste primeiro momento, estamos realizando ações paliativas, mas já autorizamos a Secretaria [Municipal] de Turismo a iniciar os procedimentos para a execução da segunda etapa que compreende obras de reestruturação e o aumento da segurança com câmeras e guardas locais. Também estamos pensando na instalação de outros atrativos, a exemplo de uma tirolesa e um teleférico, para facilitar o acesso das pessoas para que elas possam vir, se divertir e conhecer essa beleza natural”, explicou.
Sérgio também lamentou a degradação das estruturas do local e do meio ambiente e disse que a empresa responsável pela execução da obra já foi notificada para solucionar as questões contratuais e retomar os serviços. “Esta é uma obra inacabada pela gestão anterior, mas nós temos a responsabilidade de resgatar a cultura deste local, que tem um potencial gigantesco", pontuou, enfatizando que a Prefeitura já prospecta angariar mais recursos para a segunda fase do projeto.
As ações iniciadas nesta semana são resultado da ação intersetorial que reuniu, na última sexta-feira, 4, as secretarias Municipais de Turismo (Semtur); de Obras (Semob); de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac) e de Relações Institucionais (Serin); além de técnicos e representantes de associações e da comunidade em uma visita à Cachoeira, com o objetivo de conhecer a atual situação da área. Na oportunidade foram constatados problemas na infraestrutura, degradação da vegetação, sinais de queimadas, além de grande quantidade de lixo espalhado em diversos pontos.
De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Wédson Andrade, “a partir da visita trouxemos todo um maquinário e profissionais, e começamos a realizar melhorias que vão desde a estrada de acesso, que não estava em boas condições para o trânsito de veículos, a outros serviços como roçagem, capinagem e limpeza dessas piscinas que se situam no entorno da cachoeira. Então, atendendo a uma recomendação do prefeito Sérgio Reis, estamos presentes e atuantes juntos com a comunidade, acompanhando todo esse processo”, explicou.
O presidente da Associação Miaba Unida pela Natureza (Amiuna), José Alves Araújo, destacou a atenção dada pela Prefeitura à comunidade e comemorou as ações de revitalização. “Nós estamos dando início a um projeto que há um bom tempo já estamos solicitando à gestão de Lagarto, que compreende ações de melhorias nessa região da Cachoeira do Saboeiro, com o objetivo principal de proporcionar melhores condições para os visitantes dessa localidade. A proposta é, além dos trabalhos que estão sendo realizados agora, implementarmos outras ações a exemplo do reflorestamento e melhor preservação da área”, disse.
Presenças
Durante a visita desta quarta-feira, o prefeito Sérgio Reis esteve acompanhado da secretária Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), Manoela da Lagartense, e dos secretários Alexsandro Carvalho (Relações Institucionais); Ítalo Duarte (Comunicação); Valmir Rafael (Juventude, Esporte e Lazer) com o diretor de eventos Diego Souza; Camilo Roriz (Obras); Wédson Andrade (Turismo) com o secretário-adjunto, Pablo Santana.
Também fizeram parte da comitiva, o presidente da Amiuna, José Alves Araújo, e o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, em Lagarto, tenente-coronel Gilmar Santana.