Além de oferecer o suporte logístico à realização da Exporingo 2025, a Prefeitura de Lagarto está disponibilizando serviços essenciais que fortalecem a integração entre o setor público e os produtores rurais, por meio das secretarias Municipais de Agricultura, Obras, Indústria e Comércio, Turismo, Meio Ambiente e Ações Climáticas, Cultura e Saúde. Consolidando-se como um dos maiores eventos multissetoriais do agronegócio brasileiro, a feira foi oficialmente aberta na última quarta-feira, 26, e segue com programação até o próximo domingo, 30.
“Nós esperamos que esse grande evento, que é a ExpoRingo 2025, com o apoio do Governo do Estado e o incentivo da Prefeitura de Lagarto, fortaleça ainda mais a agricultura, desde o pequeno até o grande produtor. Temos uma expectativa muito grande de aumento no número de negócios, na prestação de serviços e nas vendas, superando os resultados do último ano”, destacou o prefeito Sérgio Reis.
Agricultura e desenvolvimento rural
A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) tem uma participação ativa e central na ExpoRingo, promovendo, em parceria com o Banco do Nordeste, um circuito de palestras para capacitar trabalhadores do campo com mais de 10 temas ligados a diversas cadeias produtivas. Além disso, a secretaria lançou, durante a abertura da Exporingo 2025, o projeto de distribuição de milho, entregando sementes aos produtores cadastrados, e, até o próximo domingo, também seguirá com a exposição de hortas agroecológicas, forragem hidropônica e aquaponia para reforçar a importância de práticas sustentáveis na Agricultura.
Outro destaque é o suporte ao setor pecuário, com o cadastramento de rebanhos para vacinação contra brucelose e clostridiose. “Estamos mapeando os produtores para entender melhor as necessidades do setor e planejar investimentos estratégicos para fortalecer a pecuária leiteira em Lagarto”, afirmou o secretário de Agricultura, Luciano Alves.
Infraestrutura e logística
A Secretaria Municipal de Obras (Semob), em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio (Semic), realizou uma série de melhorias para garantir a mobilidade e segurança dos visitantes. Os trabalhos incluíram limpeza e roçagem das três principais vias de acesso, manutenção do asfalto com a operação tapa-buracos (em conjunto com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária – DER), além da revitalização da estrada principal com motoniveladora e pintura do meio-fio.
“A infraestrutura adequada é essencial para um evento desse porte. Nosso compromisso foi preparar o espaço da melhor forma possível para receber expositores e visitantes com conforto e segurança”, ressaltou o secretário de Obras, Camilo Roriz.
A limpeza do local também recebeu atenção especial, com a coleta de lixo sendo realizada diariamente pela Ramac, garantindo um ambiente mais organizado e sustentável.
Turismo e Cultura
Aproveitando a circulação de turistas atraídos pelo evento, a Secretaria Municipal de Turismo está promovendo os atrativos turísticos do município e oferecendo consultoria aos produtores interessados no turismo rural. “A Exporingo atrai investidores e visitantes de todo o Brasil, fortalecendo o agroturismo e impulsionando a economia local”, destacou o secretário de Turismo, Wédson Andrade.
Já a Secretaria de Cultura (Secult) valoriza a identidade lagartense com a participação de artesãos e artistas locais, além de apresentações culturais. O secretário de Cultura, Nenê Prata, enfatizou a importância da economia cultural criativa: “Estamos fomentando o artesanato, a gastronomia e a cultura popular, fortalecendo nossa identidade e movimentando a economia”.
Saúde e Meio Ambiente
Para garantir assistência ao público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará de plantão com enfermeiro e técnico de enfermagem. Também disponibilizará duas ambulâncias de suporte para o transporte e a remoção de pacientes de baixa complexidade para fazer o encaminhamento ao Serviço de Urgência José Antônio Maroto, em caso de necessidade. “Nossa missão no evento é garantir que a população tenha suporte necessário em qualquer situação. Nossa equipe está de prontidão para atender qualquer eventualidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar dos visitantes e expositores”, destacou a secretária de Saúde, Goretti Reis.
A Secretaria de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac) também está atuando na Exporingo, promovendo a conscientização ambiental e a reciclagem. Uma cooperativa local foi mobilizada para coletar e reaproveitar materiais descartados no evento. “Nosso objetivo é incentivar a coleta seletiva e reforçar a importância da sustentabilidade em Lagarto”, afirmou o secretário Givaldo Souza.
Impacto econômico e geração de negócios
A Exporingo 2025 promete movimentar a economia de Lagarto, atraindo mais de 60 mil visitantes e impulsionando diversos setores, como hotelaria, comércio e serviços. O secretário de Indústria e Comércio, Marlysson Magalhães, destacou o impacto positivo da feira. “É uma grande vitrine para os empresários lagartenses, gerando oportunidades de negócios e fomentando o desenvolvimento econômico”.
Com uma programação diversificada, que inclui leilões, exposições de animais, palestras, oficinas e feiras, a Exporingo reafirma sua importância para o agronegócio e para a economia local. A Prefeitura de Lagarto segue comprometida em apoiar iniciativas que promovam o crescimento do município e fortaleçam o setor produtivo.