A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu um encontro para o alinhamento dos indicadores de saúde com o setor de Atenção Básica e os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF). A Oficina de Planejamento de Saúde da Família aconteceu na Maternidade Zacarias Júnior nos dias segunda, terça, quinta e sexta-feira, com turnos das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.
O principal objetivo da oficina foi o realinhamento das estratégias de planejamento das equipes de saúde da família, visando melhorar o acompanhamento da população. Durante o evento, foram discutidos temas como o novo modelo de financiamento, além do uso de cadernos de monitoramento para hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças. A iniciativa busca garantir um melhor controle das equipes sobre suas áreas de atuação, facilitando o alcance dos indicadores de saúde e a prestação de uma assistência mais qualificada.
A coordenadora da ESF, Fabia Lais, destacou o impacto positivo dessa iniciativa para a população. "As equipes de saúde da família, que incluem enfermeiros, médicos, técnicos e agentes de saúde, vão conseguir ter um maior controle sobre sua área, atendendo a todos de maneira mais eficaz. Hipertensos terão suas medicações e consultas em dia, diabéticos receberão acompanhamento adequado, gestantes terão um pré-natal completo, e poderemos fazer a busca ativa de pacientes que, por diversas razões, não conseguem comparecer à unidade de saúde. Os cadernos nos permitem ter um controle nominal de todos os pacientes, o que melhora o atendimento e a cobertura dos serviços de saúde", explicou.
Já a enfermeira da UBS Josefa Romão, Eleticia Carvalho, ressaltou a importância do planejamento para aprimorar a assistência. "Esse alinhamento é fundamental para garantir uma assistência mais precisa e qualificada, especialmente para aqueles que mais necessitam. Com o caderno de monitoramento, conseguimos não apenas atender quem nos procura, mas também realizar uma busca ativa, garantindo que os pacientes retornem no momento certo para um acompanhamento adequado. Antes, estávamos caminhando no escuro, mas agora temos um direcionamento mais claro para melhorar cada vez mais nosso trabalho".