Na tarde da última sexta-feira, 28, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), formalizou uma pactuação com o Instituto Paramitas e a Fundação Telefônica Vivo, para execução do Projeto Matemática Pro Futuro nas unidades da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos da Semed, professora Sônia Nascimento, o Matemática Pro Futuro, anteriormente conhecido como Projeto Aula Digital, contempla 58 escolas municipais que atendem os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como os 72 educadores distribuídos entre elas. "Ele veio para contribuir com o desenvolvimento da proficiência dos nossos alunos em matemática e também com o desenvolvimento das competências digitais dos nossos professores, através de uma formação continuada”, destacou.
Para a presidente do Instituto Paramitas, Claudia Stippe, a pactuação formalizada pela Semed é motivo de grande alegria. “Estamos muito felizes com a estrutura que está sendo montada para atender não só o Projeto Matemática Pro Futuro, mas todos os projetos que a Rede abraça. Nós acreditamos que isso vai fazer com que Lagarto realmente tenha o lugar que merece na educação do estado de Sergipe”, acrescentou.
Além disso, a Analista de Projetos da Fundação Telefônica Vivo, Tatiana Boletta, deu detalhes do que será realizado em Lagarto, através do projeto supracitado. “Foi muito importante para gente ter essa parceria com a Secretaria em prol da educação. Então, vamos para mais um ano de projeto, trazendo todo um apoio de formação continuada, formação em serviço, para que esses professores possam aplicar esses recursos em salas de aula, e que traga oportunidades para o futuro dos nossos estudantes”, comentou.
Já a secretária Municipal da Educação de Lagarto, professora Taysa Mércia, enfatizou a importância do projeto para o aprendizado e a inclusão digital dos lagartenses. “Este é um compromisso essencial: pensar no futuro, com o futuro e a possibilidade de ainda mais agregar competências e habilidades neste mundo em que a inclusão digital se faz necessária para todos”, reforçou.
Matemática Pro Futuro
O Projeto Matemática Pro Futuro foi criado para que todas as crianças, independentemente de suas circunstâncias, possam aprender matemática da melhor maneira possível. Por isso, ele combina ciência e tecnologia em uma ferramenta educacional profissional que permite a cada estudante construir seus conhecimentos, de acordo com suas necessidades específicas em um determinado momento e de forma economicamente viável.
Além disso, ele fornece informações claras e detalhadas sobre os processos de neurodesenvolvimento e desempenho dos alunos em tempo real, fornecendo aos professores dados objetivos que lhes permitem tomar as melhores decisões em relação ao aprendizado de seus alunos.