Com o objetivo de garantir a alfabetização na idade certa, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando a tomada de leitura com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Os trabalhos de caráter permanente iniciaram na última semana e são mais uma prova do compromisso da gestão municipal com o presente e o futuro dos lagartenses.
De acordo com coordenadora de Alfabetização da Semed, professora Vera Lúcia, as equipes técnicas da pasta intensificaram as visitas pedagógicas para garantir mais eficácia à missão de alfabetizar na idade certa. “É na escola, é no chão da sala de aula que a gente realmente entende o que de fato está acontecendo. Por isso, decidimos vir aqui: tomar leitura para que depois desse diagnóstico, nós possamos entender quais escolas precisarão mais do apoio pedagógico da Secretária e quais não precisarão. Então, a gente vai diagnosticar, mas também vamos ajudar”, reforçou.
Já a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, professora Aldanuzia Monteiro, destacou a importância dos alunos saberem ler e escrever na idade certa. “Isso vai aumentar os nossos índices educacionais, mas o mais importante é que saber ler e escrever vai contribuir para que eles tenham um futuro de sucesso”, enfatizou.
Por outro lado, a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, professora Maria Goretti, argumentou que todos os esforços que estão sendo empregados integram um pacote de medidas que visam, simplesmente, garantir uma educação pública de qualidade para todos os lagartenses. “Os últimos resultados do Saeb e Saese mostraram que nossos alunos do 2° ao 9° ano têm dificuldades em ler e escrever com fluência, e nós queremos transformar essa realidade. Estamos trabalhando continuamente para que nossos alunos tenham uma educação de qualidade e consigam, pelo menos, ler e escrever corretamente”, salientou.
Em apenas uma semana de trabalho, a Semed realizou a tomada de leitura dos alunos das Escolas Municipais: Adelina Maria de Santana Souza, Manoel de Paula Menezes Lima, Raimunda Reis, além do Convento das Irmãs Rosa Venerine e do Assentamento Che Guevara. Já nesta semana, a tomada foi iniciada na Escola Municipal Paulino Vieira, no bairro Alto da Boa Vista, e se estenderão por toda a Rede.