O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE divulgou, nesta segunda-feira, 29, a avaliação dos índices dos portais de Transparência das Prefeituras e Câmaras do Estado de Sergipe.

Repetindo os anos anteriores, o município de Lagarto manteve seu padrão de excelência, conseguindo permanecer com índice elevado de Transparência.

A Prefeita Hilda Ribeiro orgulha-se e comemora a nota obtida na avaliação do órgão, a qual “só vem a consolidar o trabalho desenvolvido pela gestão, com honestidade, transparência e, sobretudo, compromisso com a população lagartense”, relata a Prefeita.

A avaliação é promovida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços/Coordenadoria de Auditoria Operacional, por intermédio de uma Matriz de Fiscalização da Transparência Pública, que verifica os seguintes pontos:

1. Sítio Oficial; 2. Estrutura Organizacional; 3. Receita; 4. Despesa; 5. Licitações e Contratos; 6. Relatórios; 7. Recursos Humanos; 8. Serviço De Informações ao Cidadão/Pessoa Jurídica – SIC e Boas Práticas De Transparência. O Portal da Transparência reforça, assim, sua razão de ser, consistindo em relevante ferramenta que permite ao cidadão, de forma cada vez mais eficiente, acompanhar a boa e correta aplicação dos recursos públicos municipais.

“É, de fato, de grande importância permanecer com o padrão elevado de transparência, o que aumenta a nossa responsabilidade em primar pela boa prática administrativa, promovendo orientações diversas, em cumprimento, sobretudo, às leis que regem a Administração Pública. A nota, a meu sentir, tem um caráter ainda mais doce, pois, estamos falando de Lagarto, que, além de possuir grandes dimensões estruturais, possui população superior a 100 mil habitantes. Essa nota, reputo, é decorrente de uma série de fatores, tais como: o trabalho em equipe e o compromisso de cada Secretaria que compõe a Administração em prestar um serviço público adequado, prestando as informações em tempo oportuno, objetivando a alimentação do portal da Transparência em tempo hábil. É motivo de júbilo”, esclarece o Controlador-Geral do Município, Rodrigo Freire de Amorim.

Confira aqui o documento em PDF.

Última atualização em 30 de novembro de 2021