A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Prefeitura de Lagarto, iniciou a primeira de três fases da pesquisa para mapeamento do Coronavírus no município. Nos dias 14 e 15 de julho, foram realizados 385 testes rápidos em mais de 12 localidades.

O estudo objetiva avaliar a taxa de infecção pelo vírus e os seus impactos socioeconômicos, assim como estimar o percentual da população do município infectadas pelo Coronavírus, determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas e avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados.

De acordo com o professor Rafael Ciro, do Campus Lagarto da UFS, caso o resultado do teste rápido seja positivo, a equipe fará a coleta de sangue para levar até o laboratório, para ser feita a confirmação. Durante as ações, as equipes também realizam pesquisas com os moradores e coletam dados que irão contribuir com o mapeamento do vírus no município, além de orientar a população sobre meios de prevenção.

“É muito importante estar tornando os testes acessíveis para a população, vindo até a casa da gente, até porque previne que o vírus se espalhe. Me sinto cuidado com a forma que a gestão municipal e a UFS estão trabalhando, proporcionando para a gente, segurança e assistência.” Afirma o senhor José Raimundo de Souza, morador do Povoado Santo Antônio.

As localidades visitadas pela equipe da Secretaria de Saúde e UFS são: Brasília, Jenipapo, Araçá, Pururuca, Mariquita, Olhos d’água, Pé da Serra, Caraíbas, Cidade Nova, Barro Vermelho, Coqueiro, Santo Antônio, Tanque, Itaperinha, Horta, Limoeiro, Fazenda Grande, Sobrado, Brejo, Matinha, Campo da Vila e Jardim Campo Novo.

Última atualização em 15 de julho de 2020