A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, lançou na manhã desta segunda-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde do Campo da Vila, o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. Com a apresentação, Lagarto se torna o primeiro município sergipano a lançar um Plano de Imunização.

O município de Lagarto já dispõe de 8 salas de vacinação em Unidades de Saúde e 8 pontos de apoio e passará por uma reestruturação nesses serviços, para aumentar a capacidade de resposta. Além disso, as Equipes de Saúde da Família vão realizar atendimentos nos pontos de apoio à saúde seguindo um cronograma para cada localidade.

Entre as principais propostas do Plano, estão: instituição de grupo de trabalho para coordenação de esforço, que terá a duração de até 90 dias e que pode ser prorrogado para o mesmo período; implantação do Centro de Imunização contra a Covid-19; realização de drive-thru para vacinação; 2 equipes itinerantes de vacinação e 2 pontos de vacinação com funcionamento até as 20h.

6a62b525 5929 4917 9efa cebcda026fe6

O Plano Municipal segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) que executará a vacinação em 4 fases:

Fase 1: Devem receber a vacina trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos) também terão acesso.

Fase 2: Idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: Indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Fase 4: Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Estiveram prestigiando o evento, vereadores, secretários e equipe de direção da Universidade Federal de Sergipe e da EBSERH-HUL.­

cabd2572 a19e 4ee5 ae13 55abe300692f

Última atualização em 13 de abril de 2021