A Prefeitura de Lagarto, através Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, realizou nesta quinta-feira, 7, 400 testes que identificam anticorpos do coronavírus na população. A ação foi realizada na Praça do Tanque Grande, em frente ao Mercado Municipal.

O resultado do teste sai entre cinco e sete dias e tem como objetivo o mapeamento, ou seja, obter uma visão sobre o alcance do coronavírus na cidade e auxilia, dessa forma, na criação de métodos de monitoramento e prevenção.

O planejamento da UFS para a realização dos testes foi feita por meio de triagem de pacientes por idades, divididos em quatro grupos: de 0 a 19 anos; de 20 a 39 anos; de 40 a 59; e o último grupo a partir dos 60 anos.

Com a parceria da UFS, a Secretária de Saúde, Polyana Ribeiro, destacou a importância dos testes para o monitoramento de possíveis casos de coronavírus.

“Essa parceria está sendo muito importante para termos o parâmetro do vírus na nossa cidade. Através dessa testagem para 400 pessoas será possível realizar monitoramento de casos para continuarmos vendo a dimensão do coronavírus no nosso município e reforçar as medidas de enfrentamento, caso necessárias”, explicou a secretária.

No atendimento, foi realizada a coleta de sangue de todos, que será transportado para UFS (Campus São Cristóvão) para análises da amostra.

No procedimento, haverá a retirada do soro do sangue e com isso será possível fazer a dosagem de anticorpos, podendo, assim, confirmar até mesmo se o paciente já teve contato ou não com o coronavírus, e se houve o contato, a testagem pode identificar se o paciente adquiriu imunidade do próprio organismo.

O professor de medicina da UFS, Magson Ribeiro, falou sobre o objetivo do projeto e como a testagem pode ajudar no controle e monitoramento de casos no Município de Lagarto.

“É um projeto idealizado pela UFS que tem como objetivo traçar um mapa epidemiológico do estado, nas dez cidades mais populosas de Sergipe e Lagarto é uma delas. Para que o projeto fosse executado, nós precisávamos da parceria com a Prefeitura que se manteve ativa na questão de logística e estrutura. Com esse parâmetro de casos, a Prefeitura também terá a fundamentação de ações estratégicas que a Secretaria de Saúde pode fazer com relação a tomada de decisões para abertura e fechamentos na cidade”, relatou professor Magson.

Ainda de acordo com o professor, a realização desses testes no município de Lagarto com a obtenção dos dados, caso o paciente teste positivo para o Covid-19, ele recebe uma mensagem SMS em seu celular.

A Prefeitura também tomará conhecimento sobre o infectado e onde mora, através do cadastro que foi realizado por preenchimento de formulário de dados dos participantes como nome, número de telefone, endereço etc. Equipes da Secretaria de Saúde e UFS entrarão em contato com o paciente para dar todas as orientações que estão de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A aposentada Maria Madalena, de 65 anos, encontra-se no grupo de risco que vem seguindo as medidas de distanciamento e decidiu fazer o teste por precaução. “A doença vem tendo grandes proporções no estado devido à força que o vírus tem. Os cuidados da Administração Municipal com esses testes têm sido importantes. Acredito que a partir desses feitos, poderemos nos cuidar ainda mais. Se por algum motivo contraímos essa doença, o teste é importante para a gente começar a se tratar logo cedo”, comentou a aposentada.

Prefeitura de Lagarto
Cuidar da Cidade