De forma inovadora, a Prefeitura de Lagarto vem buscando métodos de intensificar as medidas de enfrentamento ao coronavírus no município. Partindo dessa premissa, neste domingo (31), foi montada uma Cabine de Desinfecção ecológica na feira livre da Colônia Treze.

Neste período de pandemia, a Administração Municipal vem buscando transformar as secretarias numa força-tarefa para o combate ao coronavírus, ou seja, além da Secretaria de Saúde, os demais setores estão de forma ativa trabalhando na luta contra o Covid-19.

A Cabine é uma iniciativa da Secretaria da Educação através do setor de Educação Ambiental.

6a433930 66fc 41ee a843 437cf9ebb80f

A feira da Colônia Treze é uma das mais movimentadas do município, e o povoado registra o maior índice de casos confirmados da zona rural. Com a disposição da Cabine de Desinfecção, diversos moradores voltaram higienizados para suas casas. A Semed estará levando o método para as demais feiras do município.

De acordo com o secretário de Educação, Magson Almeida, a ideia surgiu a partir de uma videoconferência com a prefeita Hilda Ribeiro. “Na reunião, foi solicitado que todas as secretarias executassem ações que colaborem com a campanha de enfrentamento ao coronavírus no nosso município. De imediato fiz contato com o setor de Educação Ambiental e debatemos ideias que poderiam ser implantadas, a partir daí surgiu a Cabine Reciclável de Desinfecção”, explicou o secretário.

Uma Cabine de Desinfecção no Brasil custa em média cerca de R$ 15 mil. Entretanto, Lagarto precisava de uma solução que fosse prática e de baixo custo. Sendo assim, foi necessário pensar em uma forma ecológica para higienização; e depois de diversos estudos foi possível montar a “Cabine Ecológica” com o custo bem reduzido.

Segundo a coordenadora do setor de Educação Ambiental, Verônica Vieira, a cabine foi feita com bases em estudos e pesquisas. “Unimos forças e conseguimos pensar numa solução viável através de pesquisas e estudos que demonstraram métodos eficientes. A partir disso, resolvemos usar a criatividade lagartense e construímos a cabine ecológica. Hoje estamos na feira da Colônia Treze com o objetivo de diminuir a proliferação do coronavírus em Lagarto”, informou a coordenadora.

O morador João Carlos passou pela cabine e se higienizou após fazer suas compras. “Essa cabine é muito importante para a nossa população. A feira é bem movimentada, então esse cuidado com os moradores que precisam sair é essencial. Esse tipo de ação ressalta a importância de se proteger”, pontuou o morador.

Mesmo sendo de materiais recicláveis, a cabine foi construída seguindo a regulamentação da Anvisa, com produtos biodegradáveis, extratos naturais eficientes, entre outros.

Nesta terça-feira ela vai estar em frente ao Mercado Municipal de Lagarto.

Prefeitura de Lagarto
Cuidar da Cidade