Hoje, 29 de junho, é um dia histórico para a cidade, pois a nossa aguerrida Filarmônica Lira Popular completa 100 anos existência.

Surgida no São Pedro de 1921, a Lira Popular de Lagarto, foi criada pelo coronel e político Acrizio D’Avila Garcez (1886- 1969), tendo como primeiro maestro, o tabelião João Ferreira do Espírito Santo, avô do jornalista e imortal da Academia Lagartense de Letras, Euler Ferreira e da ex-primeira dama do Município, Sra. Edla Tavares Ferreira.

A Lira em 1940

A nossa 1ª foto que é de 1940, ainda traz muitos dos músicos pioneiros da Lira, como: João Maleiro, Josino Almeida, Guaxinim, Leopoldo, Manoel, Antônio Xisto, Siqueira; Zé Pequeno, Hemetério, Valdemar, José Vieira Filho, Zeca de Totonho, Joca e Zé Antônio; Temístocles, Zezé de Candola, Agenor Viana, Gervásio, Zé de Josino, José Rosa, Gervásio II, João Xisto, Manu e Adalberto Almeida.

Coronel Acrizio D’Avila Garcêz, fundador da Lira

A bandinha era a principal atração dos Domingos e dos Natais

Em 1946, após a inauguração da Praça da Matriz, o coreto ficou bem ao centro e incentivou o então maestro Bedoia a criar a “retreta”, uma apresentação que ocorria todos os domingos a partir das 17h e encerrava as 19h. Esse concerto passou a ser uma das únicas diversões da juventude lagartense daquela época.

Assim, como por muitos anos, a Lira foi a atração mais esperada dos saudosos Natais na Praça Filomeno Hora.

A Lira nos anos 70 sob a regência do Maestro Cerqueira

Sob a regência do maestro Themistocles Emílio de Carvalho

A Lira hoje

Atualmente é presidida e regida pelo competente ex-aluno, maestro Cassio Roniere, e conta com 35 músicos. Além do ensino de iniciação musical a banda participa de inúmeros eventos pelo Estado e realiza anualmente o “Encontro de Bandas de Lagarto” que já está em sua 10ª edição, com um incrível resgate e renovação de público ouvinte.

A Lira atualmente sob a batuta de Cássio Roniere

Instrumentos novos

Após a viabilização de recursos federais, na ordem de R$ 107.638,87, em 20 de abril deste ano, a Prefeitura de Lagarto realizou a entrega de 27 (vinte e sete) novos instrumentos de sopro para renovação do ‘setup´ da entidade.

Palavra da prefeita

“Quero parabenizar com muita alegria, a nossa Filarmônica pelos seus cem anos de existência e a todos os seus componentes. Minha homenagem e gratidão a cada músico, maestro, gestores e especialmente a cada colaborador, do passado e do presente, que ajudaram a manter sempre ativa esta entidade que hoje chega a um século de história, totalmente renovada. Queria estar proferindo este breve discurso em uma grande festa, mas infelizmente, por razões obvias, as atuais circunstancias ainda nos impedem de lhes prestar uma homenagem a altura do que a data exigia. Recebam um abraço do tamanho da nossa cidade e um Feliz Aniversário”, desejou a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro.

Prestigiem a Live de aniversário

Dentro das comemorações remotas, nesta terça-feira, 29, a partir das 19:30h, a Filarmônica realizará uma Live através do seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC9F3hiKAXblRTMCzkHoWkVA)

Crédito das imagens históricas: Instagram “Lagarto que tem e que já teve”

Última atualização em 29 de junho de 2021