Considerando o patrimônio cultural de Lagarto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, da Juventude e do Esporte (Secjesp) e em parceria com o Conselho de Cultura, promoveu nesta segunda-feira, 18, a solenidade de entrega da “Comenda Monsenhor Daltro”.

A honraria faz parte da programação oficial do aniversário da cidade e tem como principal objetivo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que estimulam e preservam as manifestações culturais de Lagarto em suas diferentes formas.

Na solenidade, 24 personalidades foram homenageadas por marcarem a arte e a cultura local com papéis relevantes de protagonismo, representação e manutenção da identidade do povo lagartense.

A solenidade também contou com a apresentação da Filarmônica Lira Popular, que também foi homenageada.

Além disso, também foi realizado pelo Conselho de Cultura e a Câmara de Vereadores a Moção de Aplausos e reconhecimento aos mestres e mestras da cultura popular lagartense.

A honraria não acontecia há vários anos e a iniciativa de sua retomada foi essencial para valorizar e exaltar a ampla cultura lagartense.

Dentre as personalidades homenageadas, duas delas mereceram menção especial, o cantor, regente de coral e contabilista aposentado José Weliton de Menezes o popular ‘Leléu’ que brindou a todos os presentes ao cantar o hino da cidade de Lagarto. E a quilombola Dona Zulmira, que aos 99 anos de idade, representa o artesanato local por fazer história com seu talento em fazer panelas de barro, dona Zulmira foi representada por sua filha.

A Prefeita Hilda Ribeiro também recebeu a homenagem pelo trabalho que exerce no município e principalmente na Secretaria de Cultura.

“Como uma das agraciadas, posso dizer que receber esta Moção me traz a sensação de dever cumprido, seja como cidadã e de que estou no caminho certo na vida pública. Ver a evolução do nosso trabalho e receber tal reconhecimento é gratificante. Trabalhar pela cultura é fortalecer quem somos, a partir da nossa história, das nossas raízes. Nossa cultura é ampla e, portanto, seguiremos valorizando cada passo” discursou a gestora.

Última atualização em 20 de abril de 2022