Há 96 anos, no último domingo que antecede a tradicional Silibrina de Lagarto, milhares de pessoas vão às ruas em busca de uma grande árvore para que possa servir de mastro e ser replantada no local onde acontecerá a festa marcada exatamente para o dia 31 de maio.

03c

E neste ano de 2019 foi um ano especial. Isso porque, com o total apoio da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Cultura, da Juventude e do Esporte, milhares de pessoas foram às ruas comemorar a data, especialmente os amantes da história e da cultura lagartense se envolveram num ritmo alegre e contagiante durante todo o dia.

22a1

A concentração foi na Praça Felino Fontes (Praça da Antártica) e a retirada do Mastro no Povoado Limoeiro. Após cerca de 30 minutos, a árvore caiu ao chão ao som de muitos fogos, zabumbas e Banda de Pífanos. Não houve quem não se contagiasse. Valeu tudo, até pegar um galho da sagrada árvore.

18

Dezenas de homens então levaram a árvore em um caminhão e em cortejo saíram para replantar no local escolhido para ser a Silibrina, que neste ano será próximo ao Loteamento Colorado, no Bairro Pratas. Local, estratégico, sem moradias muito próximas, para vermos a guerra de espadas e busca-pés.

30

Com o replantio, assim como manda o ritual, a multidão se dirigiu ao Forró do Mastro na Praça Jeremias Monteiro, conhecida como Praça do Gomes, local aonde aconteceram homenagens para São José e o inesquecível Mané Fogueteiro.

25e

Passando do meio dia deste domingo de sol, dia 26 de maio, os forrozeiros ainda tiveram gás para brincarem ao som de Bethânia Rodrigues e Trio Xamego do Forró. Foi a abertura oficial do Festival da Mandioca 2019, que neste ano será o maior do Brasil, conforme anunciou a comissão organizadora.

Mas, antes disso, o lagartense não pode perder a Silibrina que está marcada para a próxima sexta-feira, momento que culminará com a subida de pessoas ao topo do mastro na tentativa de pegar brindes que lá estão apostos. São os festejos juninos começando com alegria em Lagarto. Confira algumas imagens da Silibrina do ano passado, feitas pelo Portal “Lagarto como eu vejo”:

Última atualização em 27 de maio de 2019