A Prefeitura Municipal de Lagarto encerra o ano de 2022 com um saldo positivo de boas ações voltadas para os lagartenses. Tanto na Saúde, na Educação, Obras, Esportes, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e outras, a atual gestão buscou focar em ações que fizessem com que a população fosse contemplada em todas as áreas.

Apesar da crise que afeta todo o País no pós-pandemia, a Prefeitura de Lagarto colocou seu time em campo para trabalhar e buscar meios de fazer com que a máquina pública fosse gerida para o bem dos cidadãos. “Com todo o problema de saúde, social, econômico e financeiro causado pela pandemia, nós só pensamos na cidadã e no cidadão lagartense”, destaca Hilda Ribeiro.

“Sempre colocamos em primeiro lugar o bem-estar de nossa gente”, afirma Hilda. Uma das áreas que mais mereceu atenção por parte da gestão foi a Saúde. O programa de Atenção Primária avaliado pelo Governo Federal saiu da posição 64 para a posição 14. “Atualmente somos a regional com melhores indicadores da Saúde”, disse Hilda.

Essa melhoria registrada pelo Governo Federal pode ser efetivada não só graças aos diversos servidores da Secretaria da Saúde que foram capacitados, ao planejamento de atendimento da população, à modernização do fluxo de trabalho, mas também aos diversos postos de saúde reformados e à construção de novas unidades.

Na Educação, a Prefeitura de Lagarto capacitou professores e servidores, e cumpriu o pagamento do piso nacional durante todos os anos. A atual gestão garantiu ainda a progressão funcional dos servidores. “Mesmo durante a pandemia, garantimos a distribuição dos alimentos da merenda escolar. A educação pode modificar vidas e foi isso que propomos enquanto gestão”, garantiu a prefeita Hilda.

Já na Assistência Social, a Prefeitura de Lagarto realizou, apenas em 2022, o atendimento de mais de 38 mil pessoas e suas famílias, e mais de 3 mil visitas domiciliares. Cerca de 447 famílias foram atendidas com o auxílio funeral e 674 famílias no aluguel social. Mais de 3 mil cestas de alimentos foram distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade e o programa “Tá no Prato” entregou 19 toneladas de alimentos.

“Criamos e implementamos programas importantes de Assistência Social. O programa “Renda Cidadã” beneficiou 1 mil famílias lagartenses. E conseguimos, através de empresas parceiras locais, gerar mais de 1 mil empregos diretos. Não são apenas números. Eles representam respeito, cidadania, dignidade e qualidade de vida”, lembrou Hilda.

Na parte de Obras e Infraestrutura, a Prefeitura de Lagarto implantou o programa “Calçar Mais” e pavimentou a paralelepípedo mais de 11 mil metros quadrados com recursos próprios e mais de 5 mil metros quadrados com recursos federais. Neste ano, cerca de 20 praças foram revitalizadas e outras 13 serão entregues para a população em 2023. E os mercados dos povoados Brasília, Jenipapo e Oiteiros foram reformados.

Foram entregues 6 obras com recursos federais e atualmente outras 10 obras com recursos federais estão em andamento, com destaque para a Orla da Barragem. “Essas obras estão gerando emprego e futuramente irão movimentar, e muito, a economia da nossa cidade. Destaco ainda a obra de construção do Hospital de Amor de Lagarto, uma parceria da Prefeitura, do mandato do deputado Gustinho Ribeiro e da bancada sergipana”, pontuou Hilda.

Além disso, outras 5 obras com recursos federais serão iniciadas nos próximos dias. Mais de 50 poços artesianos foram construídos ou revitalizados. Foram recuperadas estradas vicinais em todos os povoados e assentamentos do Municipio. Centenas de ruas foram asfaltadas na Sede da cidade e nos povoados com recursos do Departamento de Obras Contra a Seca.

A atual gestão promoveu ainda o retorno do Festival da Mandioca colocando o evento no calendário dos festejos juninos do Nordeste. Vários grupos folclóricos receberam incentivos, festas juninas em povoados foram realizadas, ou seja, o apoio cultural da Prefeitura de Lagarto fez com que a tradição popular fosse preservada. O incentivo ao esporte também ficou evidente neste ano com apoio a torneios de futebol nos povoados, apoio ao Lagarto Futebol Clube e ao Lagarto Futsal, entre outras realizações.

“Diante de tudo isso, fica claro o nosso esforço em ter uma gestão eficaz. Para que o povo de Lagarto possa sentir a presença da Prefeitura em suas vidas e que tudo o que o povo contribui retorne para a população em forma de benefícios, serviços públicos eficientes, obras e geração de emprego e renda. E é isso, e muitos mais que esperamos para o próximo ano”, garantiu Hilda Ribeiro.

Última atualização em 22 de dezembro de 2022