A Prefeita Hilda Ribeiro foi empossada como representante do Conselho de Prefeitos do Consórcio Conectar.

Como membra da entidade, a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro, participou nesta quinta-feira, 25, da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O evento, realizado pela FNP, que é atualmente presidida pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, está sendo realizado no Hotel Vidam, na capital sergipana. O intuito é de discutir as principais pautas dos médios e grandes municípios brasileiros, e reuniu 70 gestores e gestoras municipais de todo o país.

Também fizeram-se presentes: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda; o ministro do desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; e também o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Entre os temas discutidos nas plenárias:

– Desafios da saúde e o potencial de consórcios intermunicipais e as principais Proposta de Emenda à Constituição (Pecs) e Projetos de Lei, de interesse da população e categorias profissionais como:

– PEC 110/2019 – Reforma tributária;

– PEC 122/2015 – Que proíbe a criação de novos encargos a Municípios sem o respectivo recurso;

– PEC 13/2021 – Que trata da aplicação dos 25% em Educação em 2020 e 2021;

– PL 3776/2008 – Atualização do piso do magistério pelo INPC;

– PL 2564/2020 – Instituição do piso da Enfermagem;

– PL 3418/2021 – Aplicação dos 70% do FUNDEB com pessoal;

– PL 3418/2021 -Atualiza a lei do Fundeb e permite a movimentação dos recursos da folha de pagamento por outros bancos, sem restringir ao Banco do Brasil e a Caixa.

– PEC 23/21 e PEC 15/21 – Precatórios e Parcelamento de dívidas previdenciárias Novos critérios da Capag – Atualização da metodologia que poderá dificultar o acesso dos municípios a operações de crédito.

Também foram abordados: Transporte Publico, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Saúde, Desafios Educacionais no pós-pandemia, entre outros.

Ainda dentro da programação, Hilda Ribeiro foi empossada como representante do Conselho de Prefeitos do Consórcio Conectar, iniciativa da FNP que tem como estratégia viabilizar a aquisição de medicamentos e insumos para a saúde.

“Estivemos atendendo a um honroso convite do meu amigo, o prefeito Edvaldo Nogueira. E como ele bem frisou em seu discurso, eu também “acredito muito, na força do municipalismo e que as cidades são o futuro da humanidade e, por isso, precisamos fortalecê-las”. E como estamos a frente de um município em franco desenvolvimento como é Lagarto hoje, seja pelos investimentos oriundos de emendas federais ou pelos investimentos da inciativa privada, como gestora eu preciso estar ciente das mudanças em vista na Legislação federal e do que pode ser feito para manter a qualidade dos nossos serviços e a atenção com as diversas categorias profissionais do nosso município, em especial a Saúde e Educação. Aproveitei a oportunidade não só para ouvir, mas para trocar ideias e experiências de gestões de sucesso. Portanto, foi muito proveitosa essa nossa participação” comentou Hilda.

Fotos: Ana Licia/ Marcelle

Última atualização em 26 de novembro de 2021