Entre os dias 14 e 17 de novembro, Lagarto sediará o II CONGREPICS – Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com o tema: “Práticas integrativas e complementares em saúde: evidências para um cuidado solidário e integral no SUS” e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

foto1

A cidade sediará o congresso que tem estimativa de receber pelo menos duas mil pessoas. Por isso, a Prefeitura de Lagarto, através das secretarias municipais, irá trabalhar em conjunto para que o município atenda as expectativas de quem vem de longe para participar de um evento nacional, a ser sediado na Universidade Federal de Sergipe que estará dando todo apoio necessário e também fazendo parte da comissão organizadora.

Na terça-feira, 21, foi realizado um primeiro momento com duas secretarias: de Educação e a de Cultura, Juventude e Esporte, porém, o mesmo acontecerá com as demais. A de Saúde está integrando a comissão de organização do evento e é quem está tratando dos contatos locais com os secretários.

Esta primeira reunião aconteceu na UFS com a presença do secretário de Educação, Eduardo Maia, Aline Lacerda, que é coordenadora de educação permanente em saúde, representante da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora da comissão de infraestrutura do evento, Frederico Leão, diretor pedagógico da UFS e integrante da comissão de infraestrutura do evento, Crislaine Costa, assessora técnica da Educação, Mharcyo Cruz, diretor do Departamento Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, e a diretora do Departamento de Arte e Cultura Edclécia Santos.

foto4

“É importante reforçar que o município oferece três práticas integrativas e complementares em três unidades básicas de saúde, sendo elas: massoterapia, auriculoterapia e reiki”, informou Aline Lacerda, da Secretaria de Saúde. E mais: “No evento, grupos das demais regiões do país trarão práticas diferentes para serem apresentadas ao público local e visitantes também. O SUS oferece no total, 29 práticas integrativas e complementares”, concluiu.

foto5

Última atualização em 22 de maio de 2019