Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto vem a público prestar esclarecimentos sobre os casos de queimadas/fumaça cada vez mais recorrentes no “lixão do Santo Antônio”. A Gestão Municipal está trabalhando com toda a sua equipe e maquinários para sanar os transtornos gerados por essa queimada, que não é provocada de forma criminosa, ou seja, por intervenção humana.

É preciso informar que o fato está acontecendo frequentemente devido a este período de escassez de chuvas e temperaturas altas fazem com que seja provocada combustão espontânea dos resíduos sólidos.

O trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Semdurb) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) se concentra em realizar a cobertura com material inerte dos resíduos sólidos e a eliminação dos focos de incêndios.

Vale ressaltar que este é um problema que acontece há anos, em outras gestões e nunca foi solucionado de fato.

Mas, com a atual Administração já existe um trabalho em parceria com o Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul) em busca de uma solução imediata até que o aterro sanitário da região centro sul esteja em operação.

Por isso, para evitar novas queimadas e melhorar a vida de quem hoje mora próximo ao local, a Administração Municipal está trabalhando para o fim do despejo de resíduos no terreno.

Última atualização em 13 de janeiro de 2022