Compartilhe:

A Prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal. É lei, o(a) chefe do executivo participar da abertura dos trabalhos da câmara.

Hilda estava acompanhada pelo secretários Lucas Lacerda (Secom), Eusébio Francisco (Articulação Política) Marcos França (Semop) e Aloisio Andrade (Meio Ambiente).

9711c158 1833 4cdf 9896 bc78dd6e192e

Em seu discurso Hilda elencou como a sua administração vem pautada na ética, transparência e compromisso com a responsabilidade de fazer mais. Ela também fez questão de ouvir cada um dos vereadores e dentre as propostas previamente discutidas: a construção de uma nova sede para a Câmara, pedido este que foi feito pelo presidente em nome dos demais edis; a conclusão das obras de reforma da Praça Rui Mendes (Forródromo); um atendimento 24 horas na nas UBS da Colônia 13, dentre outras.

e12fd84a 0785 46a3 a164 ab40f3d992ed

Confira na íntegra o discurso da Chefe do Executivo

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagarto, Excelentíssimos Senhores Vereadores

É com muita alegria e satisfação que, por conduto da presente Mensagem, por ocasião da abertura solene desta nova Sessão Legislativa Anual, venho demonstrar de forma explícita, meu apreço, respeito e consideração pelos nobres representantes Poder Legislativo, eleitos democraticamente – assim como eu – para promoverem o desenvolvimento de Lagarto e sua gente.

Neste ano, cabe enfatizar, por ser de início de novo período administrativo, tenho a oportunidade de dirigir-me a essa Casa não somente para apresentar informações e nossas intenções iniciais, mas, sobretudo, para rogar o auxílio de Vossas Excelências no sentido de que sejam somados esforços para minorar os graves problemas sociais, econômicos e de saúde, a serem enfrentados por conta dos efeitos da pandemia de COVID-19, que têm afetado a toda a sociedade, cujos efeitos negativos haverão de perdurar por algum tempo.

Assim, em nome do bem maior do nosso povo, que escolhemos como parâmetro fundamental de toda a nossa prática administrativa e sob a firme convicção de que só a estreita colaboração entre Legislativo e Executivo permitirá superar os desafios que nos impõe, é que me coloco pessoalmente, assim como a toda a minha equipe, à inteira disposição de Vossas Excelências para atendimento das necessidades da população lagartense.

Como temos feito, este Governo Municipal buscará as parcerias e a colaboração necessárias – dentro dos princípios republicanos – para trazer educação; saúde; desenvolvimento urbano; serviços públicos de qualidade; assistência social como meio de se prevenir, mitigar e/ou acabar com situações de vulnerabilidade social; incentivo à cultura local e regional; prospecção de oportunidades para fomento ao turismo; promoção de ações para atração de novos investimentos por parte da iniciativa privada; colaboração com as autoridades competentes para melhoria dos indicadores de segurança; apoio aos esportes e lazer; melhorias no sistema viário e de tráfego; fortalecimento da agricultura familiar; melhoria da qualidade de vida da mulher e do homem do campo; atenção cuidadosa para todas e todos em situação de risco social; realização de ações para proteção do meio ambiente; além de outros aspectos vitais para a qualidade de vida da nossa gente.

Na consecução destes objetivos, o Poder Executivo sabe que não poderá atuar como protagonista único, mas estará sempre pronto para dialogar e solicitar a inafastável cooperação desta Casa Legislativa na condição de legítimos mandatários da soberania popular, com todas as implicações da independência que lhes conferiram as urnas, e também com todos os ônus da corresponsabilidade pela solução de problemas que são dever e obrigação de todos os representantes da vontade popular.

Para o próximo quadriênio, trabalharemos para priorizar as ações que integram e qualificam as grandes intervenções que estruturam o nosso planejamento – a atração de novos investimentos e o fomento ao desenvolvimento econômico, a inclusão social, o combate às desigualdades e a modernização da gestão e dos serviços públicos –, sem contudo, esquecer da imperiosa necessidade de incrementar a arrecadação municipal e nos ajustarmos aos limites de gasto de pessoal preconizado em nossa legislação, ainda que precisemos adotar medidas impopulares no enfrentamento dessas dificuldades estruturais.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Como é sabido por Vossas Excelências, o Município de Lagarto tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, especialmente após a instalação do Campus da Universidade Federal de Sergipe – UFS e do Hospital Universitário de Lagarto, além de outras Instituições de Ensino Superior, inclusive particulares, que elevou a posição de nossa Cidade como polo universitário regional.

Além disso, tivemos a instalação de novos empreendimentos comerciais e de serviços, merecendo destaque o Parque da Palmeiras e a ampliação das atividades industriais do Grupo Maratá.

Agora, estamos todos na expectativa da construção e instalação do Hospital de Amor, pela Fundação Pio XII, instituição de referência mundial no tratamento de câncer e que escolheu Lagarto para ter uma das suas unidades, trazendo esperança de saúde, emprego, renda e se constituindo numa mola propulsora de um novo ciclo de desenvolvimento local.

Esse cenário exigirá do Município foco maior no planejamento, para proporcionar melhoria das condições urbanísticas, ambientais e de transportes, demandando uma revisão legislativa dos marcos legais urbanísticos, de modo a se criar as condições para o desenvolvimento ordeiro do espaço urbano e para tanto, esperamos contar com o apoio dessa Casa Legislativa.

Trago também ao conhecimento de Vossas Excelências que pretendo propor a essa Casa, algumas alterações na estrutura administrativa do Poder Executivo, preparando-o para necessidades futuras e por conta das novas e relevantes demandas oriundas do crescimento de nossa cidade. Na área da Saúde, nosso propósito é continuar a oferecer o melhor atendimento humanizado possível àqueles que procuram nossa Rede Municipal de Saúde, mediante o desenvolvimento e aplicação de programas em atenção básica que alcancem toda a população municipal.

Esse atendimento humanizado passa pela continuidade do programa de reforma e modernização da rede de Unidades de Saúde, além da construção de outras novas; garantia de oferta de medicamentos e insumos para os serviços de saúde; expansão e oferta do rol de exames laboratoriais; transporte seguro, confortável e humanizado para pacientes que necessitem de tratamento fora do Município; contratação, na forma da lei, de Profissionais de Saúde em número suficiente ao atendimento das demandas; implantação das ações de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária no combate à COVID-19; cobertura vacinal de todo a população elegível, nos moldes definidos pelas autoridades de saúde, não apenas contra a COVID-19, mas também para outras doenças históricas que têm tido um crescimento em nosso país.

Em relação a área de Habitação de Interesse Social, nosso maior propósito é o de, através de parcerias com o Governo Federal, por meio do Programa Casa Verde e Amarela estimular e promover a construção de casas populares em áreas dotadas da infraestrutura necessária, sobretudo em diversos povoados, como forma de reduzir o déficit habitacional de Lagarto e de conferir dignidade às pessoas, além de implementar ações de reforma de moradias insalubres e de regularização fundiária, como maneira de regularizar a ocupação do solo.

No campo da Educação, apesar de Lagarto ter apresentado melhorias substanciais nos resultados de Lagarto do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, nosso objetivo é melhorar ainda mais a nossa colocação. Manteremos também a política de valorização do magistério público municipal e a realização de ações estruturantes, tais como a reforma das Unidades Escolares, a oferta de transporte escolar confortável e seguro e de alimentação escolar de qualidade, além da ampliação de vagas para a educação infantil e o ensino básico, mediante adoção dos mecanismos de busca ativa escolar.

Quanto à Assistência Social temos o propósito de continuar com um conjunto de ações para possibilitar a inclusão social a todos os que dela necessitem, sem quaisquer distinções, inclusive de ordem política.

Pretendemos em relação à Obras e Serviços Públicos, continuar com o trabalho de recuperação da malha viária da sede municipal, ampliando o número de ruas com pavimentação e aumentar as áreas urbanizadas, mediante a instalação de equipamentos públicos para o benefício de todos. Iremos concluir a nova entrada da cidade e prendemos executar a Orla da Barragem, empreendimentos que darão novas oportunidades de lazer, turismo e geração de renda.

Assim, neste início das atividades legislativas, reforço que este Governo travará uma luta árdua para promover, estimular e incentivar o desenvolvimento de Lagarto, mediante uma gestão alicerçada nos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e economicidade, mas sem esquecer a solidariedade, a opção pelos mais fracos e a equidade social que se espera de um governo justo.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Neste momento, entendi pertinente transmitir aos nobres Parlamentares, de forma sucinta os objetivos maiores desse novo mandato, reforçando que de modo permanente manterei a comunicação e colaboração entre os Poderes Executivo e Legislativo sempre abertas. Dito isto, apresento a essa ilustre Câmara Municipal sinceros votos de que realizem um trabalho profícuo e produtivo.

Que o desenvolvimento de Lagarto e do seu povo, possam embasar os embates e discussões a serem travados nesta Casa Legislativa.7

Lagarto/SE, 18 de fevereiro de 2021

Hilda Rollemberg Ribeiro
Prefeita Municipal

Última atualização em 13 de abril de 2021