A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal da Saúde, assinou na manhã desta quarta-feira, 30, um Acordo de Cooperação no desenvolvimento de ações de promoção da saúde voltada a dependentes de substâncias psicoativas, familiares e toda comunidade.

O evento, que aconteceu no Centro Masculino da Fazenda da Esperança, iniciou com uma missa conduzida pelo Bispo Dom Mário e o Padre Luiz Pontes. Durante a ocasião, o presidente Roberto Xavier (Centro Masculino) e Andressa Lorena (Centro Feminino), falaram sobre o importante trabalho da Fazenda na recuperação de dependentes químicos e reabilitação social.

Os jovens Mateus e Isabel, que fazem parte do Centro, emocionaram a todos os presentes, contando suas histórias de vida, como conheceram a Fazenda da Esperança e o papel que ela exerce na vida de cada indivíduo.

Prefeitura de Lagarto assina Acordo de Cooperação com Fazenda da Esperança 5

O acordo foi assinado pela Prefeita Hilda Ribeiro, pela secretária de saúde Polyana Ribeiro e pelos presidentes da Fazenda da Esperança, Roberto Xavier e Andressa Lorena, tendo como testemunhas os secretários Eduardo Maia (Semed) e Valdiosmar Vieira (Sedest).

“Me sinto grata em contribuir para a Fazenda da Esperança através da Prefeitura de Lagarto e por estar aqui hoje, conhecendo de perto este belíssimo trabalho. Confesso que fiquei bastante emocionada com as histórias de vida contadas aqui por dois jovens e se pudesse ouviria a cada um que aqui está, pois são histórias de superação e força e que nos mostram como esta obra é importante na sociedade”, ressaltou a prefeita Hilda Ribeiro.

Prefeitura de Lagarto assina Acordo de Cooperação com Fazenda da Esperança 27

Para o Bispo Dom Mário, foi um dia inédito na história da Fazenda da Esperança em Lagarto: “Em 30 anos de Fazenda, nunca havia visto um prefeito ao lado de todos os seus secretários participando do evento”.

O Acordo tem como objetivo integrar a experiência de 30 anos da Fazenda da Esperança à redução de risco à saúde na área do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, englobando ações de mútua ajuda; atividades para a reinserção social após o período de recuperação; desenvolvimento de atividades de formação ou orientação de pessoas envolvidas no trabalho com dependentes químicos e também seus familiares; atividades de acolhimento, orientação e aconselhamento de pessoas na área da dependência química; Edição e distribuição de material informativo de prevenção, inclusive programa de TV semanal e Rádio Web.

Após a missa, a prefeita Hilda Ribeiro, ao lado do secretariado, visitou as instalações, conheceu os trabalhos feitos na Fazenda e participou do café da manhã ao lado de todos.

Prefeitura de Lagarto assina Acordo de Cooperação com Fazenda da Esperança 12

Participaram do evento, ao lado da prefeita Hilda Ribeiro, os secretários: Polyana Ribeiro (SMS), Eduardo Maia (Semed), Coronel Jackson Nascimento (Semop), Eusébio Francisco (Seapri), Adriano Fontes (Secjesp), Márcio Vinicius (Semdubr), Valdiosmar Vieira (Sedest), Adriel Alcântara (Seplan), Jailton da Mercearia (Semict), Fábio Frank (Semagri) e Bianca Ribeiro (Semad), além dos vereadores Gordinho da Laranja e Soró da Brasília.

Última atualização em 30 de outubro de 2019