A Prefeitura de Lagarto desenvolveu o Projeto “Lagarto Cuida”, que deu início nesta sexta-feira, 8, com o objetivo de aproximar ainda mais a gestão da comunidade e conhecer in loco os desafios de cada localidade. Trata-se de uma ação onde todas as Secretarias estiveram envolvidas e presentes, levando seus trabalhos para a comunidade.

O Povoado Brasília foi o primeiro beneficiado com a ação e toda a população teve acesso aos diversos serviços ofertados na Escola Municipal Santiago Bispo, sendo eles:

Consulta médica com clínico geral; farmácia básica; atendimento odontológico; aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação e ações de combate ao aedes aegypti; solicitação de cartão do idoso; passe livre; consulta sobre habilitação/veículo e recursos de multas; rondas preventivas no povoado; visitas técnicas realizadas pela Defesa Civil; assessoria jurídica; orientação sobre matrícula/educação especial/bolsa família; disponibilização de escavadeiras para abertura de tanques; tratores para arado em terras pré-plantio; engenheiro agrônomo e técnico agrícola; carro-pipa para abastecimento de água; cadastro e atualizações dos imóveis rurais e atendimento do Incra; os catadores da cooperativa passaram pelas ruas recolhendo material reciclável e ainda ofertaram orientação sobre separação correta dos materiais; atualização do cadastro único e bolsa família; inscrições para cursos profissionalizantes; cadastro para o “Renda Cidadã Lagartense”; cadastro para crianças, jovens e idosos para o serviço de convivência; corte de cabelo gratuito; cadastro para formalização de empreendedor individual; operação tapa-buracos (asfalto); recuperação das estradas vicinais; manutenção da iluminação pública e abastecimento de água com carro pipa.

“A gente decidiu realizar esse projeto, de levar serviços importantes para mais perto da população, porque sabemos que, muitas vezes, não é fácil para quem mora nas comunidades rurais se descolar até a sede. Então nós decidimos poupar essas famílias e viemos até elas, oferecer os melhores serviços para que todas tenham a assistência que merecem”, afirmou a Prefeita Hilda Ribeiro.

Além destes serviços, a equipe da prefeitura foi convidada a fazer um atendimento a uma mamãe que estava prestes a dar à luz e realizaram um parto humanizado, para emoção da família e até da própria equipe médica.

Ainda dentro da programação, a Prefeita, que se fez presente durante todo o evento, visitou algumas residências e foi homenageada pelo Sr. Luciano, morador da comunidade, que presenteou-a, com uma escultura artesanal feita de madeira.

Projeto Lagarto Cuida aproxima gestão da população lagartense 85

Para a moradora, Renaide, o projeto é muito importante, pois, facilita para quem mora distante da sede. “Foi muito bom esse evento aqui, eu mesma tava precisando resolver umas coisas, vim aqui e já resolvi, vai dá tempo de ir pra casa e fazer o almoço, se eu tivesse que ir pra cidade, perdia a manhã toda”, elogiou.

Última atualização em 11 de novembro de 2019