Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) reuniu, na manhã desta segunda-feira, 10, agentes territoriais e representantes da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) com o objetivo de apresentar a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e os editais correspondentes. O encontro aconteceu na Escola Municipal Adelina Maria de Santana Souza.

Representando a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Grazzy Coutinho explicou que a reunião desta segunda-feira teve o papel de apresentar aos agentes territoriais os três editais da Pnab: Projetos de Pontões Continuados, voltados para a execução de planos anuais de funcionamento de Pontões de Cultura; Observatório da Cultura e da Economia Criativa, voltados para o levantamento de dados nas diversas áreas de cultura e da economia criativa; além dos Pontos de Cultura.

“O encontro é um marco para o Estado, pois se trata da cultura em pauta, de apresentar detalhadamente a funcionalidade dessas políticas públicas, visando garantir que esses artistas possam acessar os editais sem burocracia”, pontuou Grazzy ao ver o engajamento dos agentes durante a reunião.

Segundo a diretora de Arte e Cultura da Secult de Lagarto, Francielle Wilze, a reunião também teve como foco atualizar os agentes territoriais com uma prestação de contas sobre o trabalho que a Secretaria tem desenvolvido em relação à execução da Pnab. “A gestão do prefeito Sérgio Reis, por meio da Secult, está engajada em criar um elo com os artistas, se disponibilizando a dar explicações e instruções sobre questões burocráticas dos editais. Nosso papel é orientar para que eles concorram de maneira igualitária e para que o maior número de artistas locais seja contemplado”, explicou.

Franciele também acrescentou que a pasta iniciará uma busca ativa para mapear os agentes culturais locais. “A Secretaria de Cultura de Lagarto está de portas abertas, não só para trocar ideias sobre editais e fomentos de políticas nacionais, mas para que nossos artistas possam compreender que podemos dar mais visibilidade à cultura do município e que, juntos, podemos promover o nosso município à referência em nível estadual e quiçá nacional”.

Para o agente territorial no Centro-Sul Sergipano, Gerson Celestino, a apresentação é uma forma de estimular e entrelaçar gestores e artistas. “Nós iremos atuar junto ao Governo do Estado, à Funcap e aos gestores municipais, no sentido de auxiliar os agentes e entidades culturais para que eles possam receber recursos oriundos da Aldir Blanc. Neste ano serão lançados diversos editais de fomento, e o nosso desafio é alcançar o maior número de pessoas para que o Estado consiga atingir a meta de 100% dos repasses desses recursos”, ressaltou Gerson.

Além dos agentes territoriais, também participaram da reunião secretários municipais de Cultura do território Centro-Sul e membros do Conselho Municipal de Cultura de Simão Dias.

Última atualização em 10 de fevereiro de 2025