Apesar de rumores, sobre tentativas descabidas e desumanas de proibir a maior ação solidária da história deste município, a Prefeitura de Lagarto, através das equipes da Secretária do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), realizou nesta quarta-feira (20) a distribuição de mais de 700 cestas de alimentos, isto somente na zona rural.

A primeira comunidade beneficiada foi o Povoado Quilombo, onde mais de 115 famílias se dirigiram até a Escola Municipal Inglaterra para receber as doações. Ainda pela manhã, mais 386 famílias dos povoados Jenipapo, Araçá e Quirino também tiveram acesso a doações. As distribuições ocorreram na Unidade Básica de Saúde da localidade e nas sedes das Associações Comunitárias.

IMG 20200521 WA0102 3

À tarde foi a vez das comunidades do Carcará, Flechas e Bonfim, onde foram atendidas pouco mais de 120 famílias.

IMG 20200521 WA0110

Os suprimentos também chegaram ao Povoado Oiteiros, um dos mais distantes da sede do município, e fizeram a alegria de mais de 80 famílias. Somando mais de 700 (setecentas) cestas em um único dia.

IMG 20200521 WA0112 2

Isto debaixo de uma chuva torrencial que caiu durante todo o dia em Lagarto. Mas a necessidade das famílias é explicita e o trabalho precisa seguir, faça chuva ou faça sol.

Asilo Santo Antônio no itinerário

De acordo com o secretário Valdiosmar Vieira, a ação de distribuição de alimentos não se restringiu a famílias cadastradas pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS’s).

Atendendo a solicitação da prefeita Hilda Ribeiro, o Asilo Santo Antônio, que é uma instituição privada, beneficente, caritativa e de assistência social, recebeu a doação de mais de 200 kg de alimentos para ajudar na nutrição diária de cerca de 40 idosos residentes naquela entidade.

IMG 20200521 WA0140

De acordo com Geiza Guimarães, que é auxiliar administrativa do Asilo, essa ajuda com alimentos provindos da Prefeitura foi e será providencial, pois nem só a mensalidade dos familiares dos idosos é suficiente para os cuidados diários com os que vivem lá.

“Estas cestas da Prefeitura foram e serão sempre muito bem vindas pois já vão suprir a necessidade pelas próximas semanas”, agradeceu Geiza.

Lembrando que toda as ações seguem os preceitos de saúde e segurança, orientados pela OMS. Equipes e beneficiados são orientados ao uso constante dos epi´s ou máscaras .

“Da última quinta-feira (14) até o dia de hoje, mais de 3.700 (três mil e setecentas) cestas já chegaram nas mãos de quem precisa. A estimativa da Administração Municipal é atingir um quantitativo mensal de 8 mil famílias a cada mês”, destacou Valdiosmar Vieira.

Prefeitura de Lagarto

Cuidar da Cidade