A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e do trabalho, está realizando o acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos e/ou gestantes do Cadastro Único, e crianças de 0 a 6 anos assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), considerando sua família e seu contexto de vida, por meio do Programa “Criança Feliz”

O programa acompanha crianças dos bairros Ademar de Carvalho, Estação, Jardim Campo Novo, João e Júlia Nogueira, e dos Povoados Brasília e Jenipapo.

Com o aumento de mais 200 metas, o município passou a atender 400 usuários, ampliando a expansão do acompanhamento nos Bairros Loiola, Alto da Boa vista e Colônia Treze.

Com objetivo de fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento infantil, os profissionais da Sedest realizam visitas domiciliares uma vez por semana, desenvolvendo atividades com materiais que pais ou responsáveis possuem dentro de casa, de acordo com a idade de cada criança e realidade daquela família.

Porém, em tempo de pandemia, a equipe está realizando acompanhamento à distância, por orientação via celular ou com compartilhamento de vídeos pelo WhatsApp.

Caso uma determinada família não tenha acesso a telefone nem tampouco à internet, eles realizam visitas no domicílio utilizando o equipamento de proteção e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Os vídeos estão sendo produzidos pelas visitadoras, orientando as famílias como realizar as atividades em casa utilizando objetos do seu meio.

Como, demonstração, a visitadora ensina uma forma caseira de brincar de “cama de gato” com objetos do dia a dia, que proporcionam o desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Prefeitura de Lagarto
Cuidar da Cidade