Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), através do CRAS IV, promoveu uma roda de conversa com cerca de 35 mulheres do Povoado Britinho (Região da Brasília), cujo título foi “Empoderamento Feminino”.

A iniciativa partiu da assistente Social e coordenadora do CRAS 4, Jaqueline Carvalho, que fez um estudo preliminar que apontou as principais dúvidas das nativas.

De acordo com a coordenadora e técnica do Programa Bolsa Família Federal, Gleice Vasconcelos, o intuito é de falar com as mulheres das comunidade mais isoladas da forma mais objetiva e clara, abordando a necessidade de garantia e igualdade de gênero, direitos trabalhistas, dentre outros direitos que lhe são negados por parte de uma sociedade que teima em ser machista.

Além das temáticas supracitadas uma outra ação está sendo realizada em prol do esclarecimento dessas mulheres, intitulado “Não é Não”, para orientação contra o assédio ou abuso sexual e especial planejamento familiar.

Na comunidade do Britinho assim como em tantas outras foram identificadas jovens mulheres de até 14 anos, em condição de gestantes ou mães e que consequentemente abandonam definitivamente os estudos para assumir a responsabilidade precoce de cuidar de um filho, o que prejudica a formação intelectual e profissional de muitas delas ao longo da vida.

Ainda de acordo com Gleice o papo foi ao ar livre, embaixo de uma árvore, o que atraiu mais pessoas ao longo do bate-papo e outras localidades do município serão definidas posteriormente pelos demais CRAS durante todo o ano de 2020.

Última atualização em 13 de abril de 2021