O mês de março começou, e com ele o momento de evidenciar as vitórias e as lutas por igualdade de gênero e por uma série de benefícios e reconhecimento que as mulheres têm conquistado durante a história.

Diante de todos esses fatores, a Prefeitura de Lagarto, nesta quarta-feira, 1º, realizou um grande evento com três motivos especiais: a apresentação da programação do mês das mulheres; a criação do ‘Programa de Amparo as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica’ e o troféu ‘Mulheres em Destaque’.

Um dos momentos marcantes da noite foi a premiação ‘Mulheres em Destaque’, que homenageou 12 mulheres atuantes no desenvolvimento socioeconômico, Cultural e social de Lagarto.

Foram elas: a prefeita Hilda Ribeiro; a advogada Josefa Dias Zachariadhes; a Folclorista Maria Ione; a agricultora Verônica Souza; a empresária Edilamar Maria de Carvalho; a diretora da Fundação José Augusto Vieira, Leiri Daiana Barbosa; a fundadora do Grêmio Escolar Pequeno Príncipe, Rosângela França Almeida; a Deputada Estadual Áurea Ribeiro; a médica ginecologista Dra. Angelita Rodrigues; a atleta Roseane Guimarães; a confeiteira Ana Paula de Jesus, exemplo de trabalho, dedicação e superação e Dinalva Lopes vice-presidente do Conselho de Mulheres/ Associação de Mulheres do Povoado Rio das Vacas.

Para fortalecer ainda mais essa data e a luta feminina, a Prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, assinou o decreto que cria o ‘Programa de Amparo à Mulher Vítima de Violência Doméstica – PAM’, que prioriza e auxilia as cidadãs no acesso aos serviços que contribuem para a superação do ciclo de violência, além de garantir que elas tenham direito a mais de um benefício de transferência de renda, o ‘Cartão Cidadão’ e o Renda Cidadã’.

Enquanto mulher, a Prefeita Hilda Ribeiro destacou a importância de utilizar o mês de março como um ciclo de referência em defesa da garantia de direitos das mulheres.

“Lutamos desde sempre pelos nossos direitos, e é importante que continuemos em busca disso, vencendo e quebrando ciclos de violência e de desrespeito que ainda perduram na sociedade. O “Programa Amparo à Mulher Vítima de Violência Doméstica” vem com esse intuito para ajudar e dar assistência a mulheres que passam por abuso e precisam do Poder Público para se reerguer e buscar os seus direitos”, comentou a gestora.

Ainda em seu discurso, Hilda, falou sobre a riqueza que Lagarto tem quando se fala em representatividade feminina.

“A Premiação ‘Mulheres em Destaque’ evidência a representatividade uma maneira plural, homenageando guerreiras de diversas áreas do município. Que a gente continue reconhecendo e agraciando mulheres que fazem história na nossa cidade”, concluiu a prefeita.

Confira a programação alusiva ao mês da mulher

03/03 às 9h – Volta às aulas sem violência! Local: Escola Municipal Manoel Esteves de Jesus.

03/03 às 14h – Volta às aulas sem violência! Local: Escola Municipal Inglaterra.

08/03 às 9h – Caravana da Cidadania Mulher. Direitos sociais para elas, em todos os lugares. Local: Povoado Pururuca.

09/03 às 14h – A Importância da mulher na agricultura familiar, reconhecer as conquistas sociais, políticas é culturais das mulheres é o reconhecimento do seu trabalho. Local: Povoado Juerana – Escola José Almeida Monteiro.

09/03 às 9h – Elas com Saúde: atividades especiais de atenção à saúde feminina. Local: Centro de Saúde Josefa Barbosa dos R. Romão – Campo da Vila.

10/03 às 9h – Volta às aulas sem violência! Local: Escola Municipal Inglaterra.

14/03 às 9h – Elas com Saúde: atividades especiais de atenção à saúde feminina. Local: Clínica de Saúde da Família Dr. Davi Marcos de Lima – Conjunto Albano Franco.

15/03 às 9h – Caravana da Cidadania Mulher. Direitos sociais para elas, em todos os lugares. Local: Povoado Olhos D’água.

15/03 às 19h – Recepção às mulheres torcedoras com gratuidade no ingresso do jogo Lagarto x Sergipe. Local: Estádio Paulo Barreto de Menezes “o Barretão”.

16/03 às 14h – Proteção e protagonismo da mulher negra da comunidade Quilombola. Local: Escola Municipal da Comunidade – Pov. Saco do Tigre.

22/03 às 9h – Caravana da Cidadania Mulher. Direitos sociais para elas, em todos os lugares. Local: Povoado Rio das Vacas.

23/03 às 9h – Elas com Saúde: atividades especiais de atenção à saúde feminina. Local: UBS Padre Almeida – Colônia Treze.

28/03 às 9h – Elas com Saúde: atividades especiais de atenção à saúde feminina. Local: Centro de Saúde Leandro Maciel (Posto do leite).

29/03 às 9h/13h – Volta às aulas sem violência! Local: Escola Municipal Pedro Batista Prata.

31/03 às 9h/13h – Volta às aulas sem violência! Local: Escola Municipal Pedro Batista Prata.

Última atualização em 2 de março de 2023