Esta terça-feira, 21, foi destinada a Assembléia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/SE) e o município de Lagarto recebeu o evento que aconteceu no auditório da Faculdade Ages.

O encontro contou com a presença da Prefeita Hilda Ribeiro, da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, do Assessor Técnico da Diretoria de Benefícios do INSS, Alano do Carmo e do nosso Secretário de Assistência Social, Valdiosmar Vieira.

O evento reuniu representantes da Assistência Social de todos os municípios do Estado para destrinchar sobre a Lei 14.176\2021 que altera os critérios de acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC e institui o auxílio inclusão.

O BPC teve as regras aperfeiçoadas, com a alteração dos critérios de renda para concessão de um salário mínimo mensal aos idosos com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade. Por isso, a Assembléia foi primordial para tratar das vertentes da lei.

Além disso, o evento também teve como objetivo fomentar e subsidiar o processo reflexivo sobre a política de assistência social e os seus desafios, bem como debater a construção dos Planos Municipais de Assistência Social.

Levando em consideração todas as ações assistenciais que a Prefeitura de Lagarto vem fazendo no município, a prefeita Hilda Ribeiro fez um pequeno apanhado do trabalho realizado durante a pandemia.

“Estamos trabalhando firme para melhorar o serviço social para os lagartenses, tanto no âmbito assistencial, quanto no estrutural, a exemplo de algumas ações que realizamos na pandemia, como a entrega das cestas de alimentos a famílias com vulnerabilidade social, construção de novos CRAS dentre outras ações. Ter um evento como esse nos faz ter a certeza que estamos agindo de forma ativa e transparente, exercendo o diálogo sobre as políticas públicas” pontuou a gestora.

A Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, falou sobre a preocupação em esclarecer as novas regras do BPC.

“Nosso objetivo é fortalecer os esclarecimentos sobre as novas regras de acesso para o BPC, que ampliam o limite renda, sobre a instituição do auxílio inclusão, benefício que fomenta inserção no mundo do trabalho e sobre as medidas excepcionais de gestão que poderão ser aplicadas para enfrentar a longa espera para acesso ao BPC, agravada pela Pandemia” explicou a secretária.

Última atualização em 22 de setembro de 2021