Em busca da valorização da vida dos profissionais e dos serviços prestados pela Assistência Sociais no município, a Prefeitura de Lagarto, representada pelo secretário Municipal de Assistência Social Valdiosmar Vieira, esteve nesta terça-feira (1) em Brasília, DF para uma importante reunião com o Ministro da Cidadania, João Roma.

O principal objetivo foi tratar de uma pauta de interesse nacional e especialmente regional, que é incluir os profissionais da Assistência Social nos grupos prioritários do plano de imunização contra a Covid-19.

E na segunda pauta, trataram sobre a Recomposição do Orçamento da Assistência Social no país, que sofreu um corte de 65% e precisa ser restabelecido.

“Só assim a Assistência Social irá conseguir atender às demandas da população mais vulnerável, com mais estrutura e serviços, principalmente em um momento de pandemia em que as necessidades do população mais vulnerável e atribuições das Prefeituras aumentaram muito, sobrecarregando assim os recursos dos municípios”, salientou Valdiosmar”.

Ainda de acordo com o secretário, também foi discutido o novo modelo do Cadastro Único, (Cadúnico) demonstrando a importância de que o mesmo continue como o grande banco de dados, gerenciado e no atendimento direto aos munícipes pelas Prefeituras e entendendo-se ser uma ferramenta fundamental de planejamento para os Governos Municipais Estaduais e Federal.

“Concluímos que foi uma reunião proveitosa, onde o Ministro se comprometeu ao atendimento das demandas e está negociando com o Ministério da Saúde a inclusão da nossa classe na vacinação e com o Ministro da Economia, pela recomposição do orçamento. E também se comprometeu a não fazer nenhuma alteração do Cadastro Único e do Bolsa Família tão necessário para milhares de famílias em Lagarto, sem dialogar com os municípios”, complementou o secretário.

Na oportunidade, Valdiosmar Vieira estava acompanhado do Colegiado de Gestores da Assistência Social e representantes dos prefeitos do Estado da Bahia.

Prefeitura de Lagarto
Capital do Interior